quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Igreja de Ossos


Sedlec Ossuary é  uma pequena igreja católica, construída nos fins do século XIV, no estilo gótico francês.Situada abaixo da igreja do cemitério de Todos os Santos em Sedlec no subúrbio de kutná Hora na República Checa, as igrejas estão uma sobre a outra, a de cima dedicada  à todos os Santos e a de baixo à Paixão de Cristo.
Ossuary contém aproximadamente 40 mil a 70 mil esqueletos humanos, que foram arranjados para dar forma a decoração e o mobiliário da capela.
O cemitério da igreja se tornou objeto de desejo de muitas pessoas, em 1278 quando o superior do mosteiro trouxe uma suposta terra do calvário de Cristo e espalhando pelo cemitério.Já no ano de 1318, ocorreu uma peste matando 30 mil pessoas que foram enterradas em valas comuns.
Várias batalhas ocorreram em 1421 atingindo uma parte do cemitério.Alguns ossos das batalhas foram recolhidos e depositados na capela, que muitos anos depois foi reconstruída e decorada com os ossos.
São candelabros feitos de tíbias, anjos e lustres feitos com crânios, pias bastimáis feitas de ossos.Uma criatividade e arquitetura incrível, apesar de impressionar um pouco por ser tão diferente do que estamos acostumados a ver.
“Todos são iguais após a morte, portanto aqui serão usados ossos de ricos e pobres sem distinção.”(Frase escrita no interior da Sedlec Ossuary).




Nenhum comentário: