O licenciando em Matemática a distância da UFERSA, José Genilson da Silva, 22 anos, aprovou artigo no VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática. O evento será realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os dias 15 a 19 de Julho de 2013.
Segundo Genilson, seu artigo aborda o ensino das funções polinomiais do 1º e 2º graus, através do software Graph. Com os avanços da tecnologia em diversos segmentos da sociedade vivenciamos grandes modificações em nossas vidas e nas diferentes áreas do conhecimento, destacando-se a inserção das novas tecnologias na educação, assim, contribuindo para o desenvolvimento de um ser melhor e mais capaz de pensar e descobrir novos horizontes.
A utilização do software Graph complementa o estudo de funções polinomiais do 1º e 2º graus, melhorando a abordagem das leis de formação de uma função e dos conceitos básicos, podendo-se verificar a resolução de problemas com maior rapidez e facilidade. Portanto, é necessário que as escolas tenham um projeto político-pedagógico que valorize a utilização de ferramentas computacionais, e não apenas possuam a infraestrutura de computadores e softwares, mas que essa seja utilizada e que os professores abordem recursos como esse em suas práticas de ensino.
Sobre a contribuição da pesquisa para sua formação, Genilson afirma que o artigo teve uma contribuição significativa para o crescimento do seu conhecimento, além de facilitar na construção de trabalhos da universidade, auxiliando as suas aulas, pois leciono na rede municipal de Coronel Ezequiel. Este evento contribuirá para o enriquecimento de novos conhecimentos na inserção de novas tecnologias no ensino da matemática.
Kátia Cilene da Silva, professora de Introdução de Educação a Distância do curso de licenciatura em matemática e coordenadora do NEaD/UFERSA, conta que José Genilson é um alunos acima da média. Estritamente dedicado aos seus estudos, já atuando como professor da rede pública de ensino básico. José Genilson também participa como bolsista do PIBID, (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) como uma produção cientifica significativa publicada em importantes eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário