quinta-feira, 10 de julho de 2014

Antigo cruzeiro da cidade é resposto em novo local

O blog Coronel Ezequiel Noticias sempre esteve preocupado com a preservação da nossa história e a perpetuação do nosso patrimônio e em vários momentos divulgamos aqui notas e ou matérias em defesa do nosso patrimônio .
  A um tempo atrás publicamos uma matéria relacionada ao antigo cruzeiro da nossa cidade que em tempos antigos ficava ao fundo da antiga igreja na rua velha , com o passar do tempo foi transferido para o cemitério desta cidade, ao qual passou muitos anos chantado na alameda principal daquele campo santo .
 Com a ampliação do cemitério o mesmo foi removido do local em que se encontrava e foi deixado no chão por muito tempo , finalmente a prefeitura recolocou o antigo cruzeiro em um novo local , dessa vez em frente ao mesmo preservando assim a nossa história e nossa memória .
   O cruzeiro sempre foi o marco inicial das cidades antigas ou vilas quase sempre serviam para demarcar um território e eram colocados antes mesmo da construção da igreja , o primeiro cruzeiro  do Brasil foi o marco de Touros que é um cruzeiro de pedra de Lions e foi posto em 1501.
   O cruzeiro de coronel é uma obra rústica de madeira grosseira e entalhada a machado tem em seu corpo principal raios e as extremidades lembra uma cruz gótica .


Nenhum comentário: