No aspecto do transporte, destaque para o projeto de Henrique que
“pretende desenvolver esforços e projetos para a modernização, ampliação
e aperfeiçoamento dos serviços ferro(metro) viários” e discutir também a
“criação de um Consórcio Metropolitano de Transportes Públicos, nos
moldes do Consórcio da Grande Recife, com funções gestoras delegadas
pelos municípios metropolitanos e com o objetivo principal de fazer a
integração operacional, regulatória, institucional e tarifária do
transporte público no interior da Região Metropolitana de Natal”.
Henrique também pretende implantar o “Metrô de Superfície Natal,
estabelecendo concorrência entre metrô-ônibus, com reflexos nos preços
da tarifa; implantação de transporte fluvial (barcas modernas) no rio
Potengi para permitir a interligação entre a zona norte com o Alecrim e
centro da cidade; construção da malha da Ciclovia do Trabalhador,
interligando Macaiba – Parnamirim – Natal – Pirangi e Zona Norte – Zona
Sul”.
Promete, ainda, investir na “criação de uma malha viária transversal
que evite a entrada de veículos de passagem na área mais densa da RMN e,
ao mesmo tempo, configure as bases de transporte para uma relação
funcional positiva entre os municípios da coroa metropolitana e aqueles
adjacentes”.
De acordo com o plano de Governo, Henrique quer “articular com o
Governo Federal a aceleração das obras de duplicação da BR-304 no trecho
Natal-Mossoró; a continuação do prolongamento da Avenida Prudente de
Morais até o aeroporto de Parnamirim; e a construção do Anel Viário
Metropolitano dotando Natal de outras vias de acesso e desviando o
tráfego pesado das regiões turísticas”.
Henrique também quer “reforçar o papel planejador do DER, com atenção
especial para a Coordenadoria de Transportes, para a qual se
desenvolverão estudos visando analisar a oportunidade e a adequação de
transformá-la em um órgão com autonomia operacional. Pretende ainda
implantar um programa permanente de manutenção e conservação de
estradas, capaz de assegurar o bom estado das estradas durante todo o
tempo”.
Outras propostas que merecem destaque de Henrique são a “ativação do
ramal ferroviário Natal-Recife, para integrar o estado à ferrovia
Transnordestina pelo eixo litorâneo; envidar esforços no sentido de
incorporar de modo mais efetivo o aeroporto de Mossoró à malha aérea
nordestina e nacional, além de iniciar estudos e ações para realizar a
implantação de um aeroporto regional no Seridó; implantação da navegação
de cabotagem a partir do terminal de Areia Branca para o Porto de
Natal, viabilizando a cadeia produtiva do melão; e a construção do Berço
IV do porto de Natal, com a construção de 220 metros de cais
acostável”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário