terça-feira, 15 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra hepatite começa dia 28


O presidente da Associação de Portadores de Hepatite (APH) no Rio Grande do Norte, Bartolomeu Aquino, advertiu em entrevista ao Jornal 96 para os riscos dessa doença silenciosa, e convocou para campanha de vacinação o público alvo da ação prevista para se iniciar em 28 de maio. Antes, no dia 19 deste mês, haverá ação proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em vários países, incluindo o Brasil. A ideia, comentou Aquino, dar a maior visibilidade possível para essa mazela que dizima silenciosamente. A campanha de vacinação prevista para ser iniciada ao fim do mês no Brasil é direcionada para pessoas de até 29 anos.
O foco da ação é tornar imune esse público à hepatite B, que tem vacina, mas não tem cura, e é a mais agressiva. “Por outro lado, a hepatite C não tem vacina, mas há cura para ela”, ilustrou Aquino, informando ainda que o tipo A é normalmente expelido pelo corpo. De acordo com ele, será o seguinte o calendário de vacinação: A contar do dia 28, as pessoas devem ir ao posto de vacinação para a primeira dose, devendo voltar 30 dias depois para receber a segunda dosagem. Por fim, 60 dias depois, a dose final fecha o ciclo de prevenção. “É importante que a pessoa conclua todas as etapas, senão terá sido em vão”, destacou Aquino.
Contágio
Cada tipo de vírus da hepatite tem forma própria de contágio. O tipo A se transmite geralmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados. O tipo B, mas lesivo, é considerado ainda uma doença sexualmente transmissível, porque se passa pelo contato com o sangue. Já a hepatite C se transmite através de objetos perfurocortantes. Uma vez contaminado, o paciente apresenta quadro semelhante ao da gripe – febre, moleza no corpo, dor na nuca. No período de 10 a 15 anos, contudo, o vírus se manifesta atacando o fígado.

Nenhum comentário: