quarta-feira, 25 de julho de 2012

PROGRAMA CORONEL EM FOCO ENTREVISTOU NESTE DOMINGO O PROFESSOR DO PROINFO DE CORONEL EZEQUIEL.



confira trechos da entrevista



O professor Fabinho Macedo e a Secretária de Educação Ana Katarina foram os entrevistados no programa Coronel em Foco no ultimo domingo dia 22
ALCIDERES: Boa tarde meu amigo professor Fabinho Macêdo, fale um pouco sobre o Programa Proinfo no município de Coronel Ezequiel:
FABINHO: Boa tarde Alcideres, Edigar, Catarina, ouvintes da 89 Fm de Cuité e ouvintes da Cidade de Coronel Ezequiel, é um prazer estar aqui e poder falar um pouco do meu trabalho de inclusão digital, que vem acontecendo em Coronel Ezequiel. Estamosrealizando um trabalho de Inclusão Digital na Escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes e nas escolas rurais do nosso município, trazendo laboratórios de informática para todas as escolas municipais, acesso a internet gratuita no laboratório da escola municipal MCG, onde capacito os professores para que os mesmos possam passar o conhecimento da internet e do computador para seus alunos e mostrem o lado negativo e positivo do acesso a internet, destaco também a adequação de suas aulas incluindo as novas tecnologias e pesquisas na internet em seu conteúdo didático, para que assim suas aulas se tornem mais prazerosas e leve o aluno a uma reflexão e um bom entendimento do conteúdo estudado em sala de aula.

ALCIDERES: O que significa o Proinfo?
FABINHO: É um Programa Nacional de Tecnologia Educacional do governo Federal, trazendo suas parcerias, o Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, Undime-RN (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal na pessoa do Prefeito Boba, no qual quero destacar o total apoio que ele nos deu para que esse programa Proinfo acontecesse e chegasse em Coronel Ezequiel, sem medir esforços o prefeito Boba fez a adesão do Programa para nosso município, comprou toda a bancada, cadeiras, ar condicionado, mandou reformar uma sala na escola onde se fazia necessária uma instalação de tomadas adequadas para o recebimento dos  16 computadores e uma impressora.
ALCIDERES: Como é feita a realização dos cursos do Proinfo?
FABINHO:  Bem lembrado Alcideres, em outro programa de rádio na cidade de Coronel Ezequiel, comentaram o seguinte, porque um professor efetivo estaria tomando de conta de um laboratório? Eu até achei estranho esse comentário e percebi que essa pessoa não tinha conhecimento sobre o Proinfo, então pra que todos e eles principalmente entendam e saibam o que realmente é o proinfo, farei uma breve explicação. Iniciamos os cursos do Proinfo no ano passado, com o primeiro curso chamado Introdução a Educação Digital de 40 horas, 03 meses de duração, com aulas presenciais uma vez por semana divididos em quatro turmas semanais e aulas à distância. Onde repassei o básico que seria aprender a questão da prática no computador, conhecer as partes do computador, suas funções, programas e principalmente conhecer o sistema Operacional Linux Educacional, um sistema voltado basicamente pra educação, diferente do nosso famoso Windows XP. Esse ano realizamos mais um curso chamado Tecnologias na Educação- Ensinando e Aprendendo com as TICs, um curso de 100hs aula, 04 meses de duração, onde os professores são levados a uma reflexão maior do uso das novas tecnologias incluídas em suas aulas, realizando trabalhos com Projetos Pedagógicos aplicados em sala de aula e estudamos no ambiente interativo de aprendizagem chamado E-proinfo voltado para as aulas à distância.

ALCIDERES: Fabinho quem dá o apoio necessário pra que esses cursos aconteçam em nosso município e como é feita a questão da certificação desses cursos?
O curso em si é ofertado pela Undime-RN(União dos Dirigentes Municipais da Educação), é uma empresa particular que cuida da realização dos cursos nos municípios do Rio Grande do Norte e procura professores, faz uma seleção de títulos e capacita-os para ministrar os cursos do Proinfo em seus municípios, o Prefeito Boba entra com sua contribuição financeira com a Undime, para que os cursos aconteçam em nosso município. A questão da certificação dos cursos, quem fica responsável é a Secretaria municipal de Educação, no qual parabenizo a Secretária Catarina que sempre me dá o apoio que preciso para realização dos cursos e da certificação, no qual já entregamos no início deste ano 69 certificados do primeiro curso de 40hs para os 37 professores que realizaram a primeira etapa do curso e mais 32 professores que ingressaram na segunda etapa.
SEGUE ABAIXO:
ALCIDERES: Fabinho foi um prazer recebê-lo no programa Coronel em Foco, esperamos que volte mais vezes em nosso programa, deixe agora suas considerações finais.
FABINHO: Bem Alcideres antes de encerrar, quero lembrar que este curso é voltado exclusivamente para professores da rede municipal de ensino, Coordenadores, Diretores, Secretários e bibliotecários das escolas municipais. E avisar para as escolas rurais que estarei visitando essas escolas neste início de semana, pois no mês de agosto iniciaremos a segunda etapa do curso com os demais professores que irão iniciar o curso de 100hs. Agradeço a Deus e fico muito feliz com a colaboração dos professores durante o curso e quero dizer que estou conseguindo plantar minha semente e colher bons frutos. Quando vejo um professor praticando o que aprendeu durante todo o curso, é muito gratificante pra mim sentir que meu trabalho está dando certo. Muito obrigado Alcideres pelo espaço e espero voltar mais vezes ao programa Coronel em Foco, será um prazer e aguardo o convite! Uma boa tarde a todos.

Nenhum comentário: