quinta-feira, 26 de julho de 2012

Técnicos da SEJUC visitam Hospital Ana Bezerra para início de pactuação



Uma parceria importante foi celebrada hoje (25) entre a SEJUC, Hospital Universitária Ana Bezerra e o 2º Ofício de Notas de Santa Cruz.
As certidões de nascimento serão emitidas já no próprio Hospital-Maternidade Universitário. A unidade de saúde recebeu a visita da Coordenadora de Direitos Humanos e Defesa das Minorias, Adna Lígia Dias, e o técnico da SEJUC, Marcos Pinto, além da presença da Secretária Municipal de Saúde, Guacira Pimenta, da assessora técnica da Saúde Municipal, Dailva Bezerra, dos funcionários do 2º Ofício de Notas, Ester e Marcelo Igor, a assistente social Cássia Layanna e a imprensa local, na figura dos Blogs do Erivan, Edipo, Wallace e a Rádio Comunitária Santa Rita e Rádio Santa Cruz.


A coordenadora Ana Lígia esclareceu diversos pontos da pactuação entre os diversos órgãos envolvidos. “É um grande desafio, mas já contamos com cinco unidades trabalhando com esse nosso sistema, quando a criança já pode ter o seu primeiro documento emitido na própria unidade hospitalar”, destacou Adna Lígia.
A secretária de Saúde, Guacira Pimenta, destacou a importância da agilidade de registro, quando o Hospital pode ter agora também um controle preciso para ser repassado aos órgãos estatísticos. “Isso representa também um registro preciso dos números populacionais, e consequentemente tem influência dos repasses de recursos federais para as Prefeituras, e assim também, mais recursos para a Saúde Público dos municípios”, disse Guacira.
O 2º Ofício de Notas mostrou-se um grande parceiro nessa pactuação, e isto foi destacado pela coordenação, quando existe ainda uma resistência por parte de parte dos registradores. Adna Lígia também falou da necessidade de integração destes serviços com mais outras mais de 40 unidades. Mas esta integração ainda depende de uma parceria ou convênio entre a Associação de Registradores de São Paulo e o Rio Grande do Norte, bem como a participação de vários órgãos ligados a esta questão. Uma grande pactuação poderá possibilitar este mesmo serviço em várias outras cidades do Rio Grande do Norte.
“Isto não é um favor político, mas uma ação de cidadania”, destacou a coordenadora Adna Lígia.
Mais uma vez o Hospital Universitário Ana Bezerra integra um projeto pioneiro e inovador para a região do Trairi.
Durante a entrevista com os técnicos da SEJUC, um cidadão apareceu para fazer mais uma Certidão de Nascimento
Agora já emitido o documento e a entrega oficial
O pai recebe das mãos de Guacira o documento que agora será emitido no próprio Hospital Maternidade
Fonte:Wallace

Nenhum comentário: