quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A doença da malhação


Essa é pra quem malha e sempre se acha fraco isso pode ser um problema.
Malhar demais pode ser um problema tão grave quanto malhar de menos. Às vezes, até pior porque a pessoa que malha demais quase nunca percebe que tem um problema. Problema, aliás, que tem nome: vigorexia.

A vigorexia é uma questão relativamente recente, também é conhecida como anorexia reversa (anorexia também é um transtorno dismórfico, mas ao contrário). Quem sofre deste transtorno se acha magro e fraco demais, mesmo que seja musculoso, forte. E vai atrás de um corpo totalmente idealizado, e na maioria das vezes, irreal.

Este problema atinge mais homens, mas cada vez mais mulheres o desenvolvem. Você se lembra da "Feiticeira", personagem encarnado por Joana Prado? Era aquela loira linda, que participava do programa do Luciano Huck, e que foi ficando cada vez maior e mais forte? Ela mesma chegou a admitir sofrer de vigorexia: não importava quanto malhasse, continuava se achando fraca.

Sim, tudo isto é muito mais sério do que se imagina, e a pessoa que apresenta este quadro pode precisar de cuidados psiquiátricos.

(por Josailtom )


Nenhum comentário: