sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pastor pergunta em post “O Papa Francisco é modelo para os evangélicos” – Confira

O pastor Ciro Sanches Zibordi em seu blog fez um post onde questiona se o Papa Francisco é modelo para os evangélicos, no que se refere a sua maneira de  demonstrar uma postura de simplicidade e bondade.- Confira o post e comente…
O Papa na sua passagem pelo Brasil no evento da Jornada Mundia da Juventude/13 no Rio de Janeiro e desde que tomou posse do Papado vem demonstrando ser um Pontífice diferente dos outros, pois o seu discurso é pautado na simplicidade, bondade e assim passando aos fiéis católicos e ao mundo ser uma pessoa com humildade. O pastor Ciro como todos nós vimos que na participação do Papa na JMJ/13-RJ ele foi elogiado por muitos, inclusive por evangélicos e líderes em detrimento da sua postura.
-Confira o post na integra onde o pastor pergunta se “O Papa Francisco é modelo para os evangélicos?” e comente…
Falo diante de Deus, que sonda os corações: passei a ter grande respeito pelo papa Francisco. Ele realmente é um modelo de simplicidade e bondade, um pacificador, um exemplo, como o foram Gandhi, Madre Tereza de Calcutá e outros. Entretanto, fazendo uma abordagem teológica – não confunda com análise teológica -, a visita do papa ao Brasil foi uma amostra de como será fácil para o Falso Profeta implantar uma falsa religião global, à luz de Apocalipse 13.
Em poucos dias, artistas famosos e jornalistas da grande mídia se transformaram em católicos fervorosos! E mais: muitos evangélicos, ignorando ou relativizando questões doutrinárias inegociáveis – como o fato de Jesus ser o único e suficiente Mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2.5; João 14.6) -, passaram não só a admirar o papa Francisco, como também a achar que ele é a solução para o evangelicalismo em crise!
Ora, repito, no que tange à visão humanitária e pacificadora do papa Francisco, estou com ele. Independentemente de religião, toda a humanidade – formada por católicos, muçulmanos, judeus, budistas, evangélicos, hinduístas, espíritas, ateus, agnósticos, etc. – deve se unir, buscar a paz e procurar socorrer os pobres, ajudar o povo carente, contribuir para a educação de todos. Não obstante, no campo teológico, o assunto é muito diferente!
Por que Martinho Lutero iniciou a Reforma Protestante? Tal reforma teve reflexos em outras áreas, é claro, mas ela ocorreu, sobretudo, no âmbito teológico, por causa da deturpação das Escrituras. Os reformadores se opuseram aos desvios do Evangelho! Em outras palavras, eles protestaram contra o fato de a Igreja Católica Apostólica Romana não estar sendo fiel à sã doutrina apresentada nas Escrituras.
Segue-se que o autêntico cristianismo precisa de mudanças que transcendam a aparência de piedade. Deus espera, na verdade, que a eficácia desta não seja negada (2 Timóteo 3.1-5). Ou seja, além da simplicidade e do desapego a bens materiais – qualidades do papa Francisco -, é preciso que haja compromisso com a sã doutrina e com a adoração exclusiva ao Senhor Jesus.
A cristocentricidade (ou a cristocentralidade) do Evangelho não admite o culto à personalidade (antropocentrismo ou antropolatria, em alguns casos), ora presente no meio evangélico. Mas o autêntico Evangelho também rejeita o culto a Maria (mariolatria), há séculos presente no catolicismo! Portanto, supervalorizar os bons atributos do papa Francisco, em detrimento de verdades inegociáveis do Evangelho, é uma incoerência sem tamanho.
Pastor Ciro Sanches Zibordi da Assembleia de Deus (Niterói-RJ).

Veja alguns comentarios abaixo:


  1. Sansão disse:
    Com todo respeito ao pastor Ciro Sanches Zibordi, mas ele termina seu texto que supervalorizar os bons atributos do Papa Francisco é uma incoerência sem tamanho em detrimento de “verdades inegociáveis do Evangelho”, ele está sendo incoerente também. Primeiro, pois no começo do artigo compara a ação do Papa com de outros profetas que pregaram a paz, como Madre Tereza de Calcutá, Gandhi. E em seguida o chama de falso profeta. Todo aquele que professa Jesus Cristo e sai propagando a boa nova é um profeta. Depois, ele chama a atenção para o que considera defeitos da igreja católica, e cita o fato de alguns evangélicos realizarem o culto à personalidade de seus líderes. Isso também não é incoerente? Quer maior culto à personalidade do que um dos líderes da igreja que ele é ministro, a Assembleia de Deus com o pastor Silas Malafaia?
    Acho que o que há de bom, tem que ser seguido de exemplo, sim. E o que não é bom, deve ser deixado de lado. Assim em qualquer denominação religiosa. Se a prova de reunir mais de três milhões de pessoas de todas as partes do mundo em torno do nome de Nosso Senhor Jesus Cristo é fazer falta profecia, falsa pregação, não sei o que é ser profeta, o que é evangelizar. Se há evangélicos que elogiaram a postura do Papa Francisco, o que eles estão fazendo de mal? Assim como o próprio Papa, na porta de uma igreja evangélica, no Rio de Janeiro, foi até os pastores e pediu “orem por mim”. Será que isso foi crime? Será que Cristo está condenando tanto o Papa quanto os pastores por esse ato? A igreja católica está passando por mudanças, por transformações, inclusive no campo político (questões internas). Se o que ele está fazendo não merece destaque, não merece admiração, por conta de seus bons atos, não sei mais a quem seguir.

  2. João Nunes Gomes disse: Sou Pastor Batista em Arapongas/PR. Concordo 100% com as palavras do Pastor Ciro. O Papa Francisco, falou, fez e demonstrou, tudo aquilo que muitas vezes, nós pastores evangélicos falamos e não fazemos…A bíblia diz: “Honra a quem hora”! O Apóstolo Paulo diz: “Examinai tudo e retém o que bom”. O Papa Francisco foi bom para o Brasil, para o povo brasileiro e nós os evangélicos intocáveis, pelo menos na retórica…Parabens Pr. Ciro! É de pastor como você que os evangélicos e o Brasil precisa.

Nenhum comentário: