segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Devoção Mariana cresce em todo o mundo .


A expansão do culto no mundo a Nossa Senhora de Fátima teve no papa João Paulo II o seu maior embaixador, admite Luciano Cristino

O culto no mundo a Nossa Senhora de Fátima “está a crescer”, mas Cova de Iria recusa ser o ‘novo' Vaticano dos santuários de Fátima, garantiu o diretor do Serviço de Estudos e Difusão (SESDI) daquela instituição.
“Há cada vez mais igrejas e santuários a pedirem indicações sobre como desempenharem as suas atividades (…), mas não temos qualquer pretensão de sermos uma espécie de Vaticano dos santuários de Fátima”, garante o padre Luciano Cristino.
O culto a Nossa Senhora de Fátima levou à criação de 268 santuários espalhados pelos cinco continentes e ao registo de 7.539 nomes associados até a postos de abastecimento de combustível, floristas e a funerárias, “uma expansão mundial do fenómeno das aparições” que obriga “a um trabalho hercúleo na informatização dos dados”, disse à agência Lusa aquele que é também responsável pelo arquivo do culto a Nossa Senhora de Fátima no mundo.
“Vamo-nos apercebendo da dimensão em todo o mundo e podemos dizer que tem vindo a crescer”, salienta o sacerdote, informando que o caso mais recente é a réplica, no Brasil, da Capelinha das Aparições, local de veneração no Santuário de Fátima.
Tem as mesmas medidas que a construção original, datada de 1919, e cresceu num terreno de 14 mil metros quadrados na zona oeste do Rio de Janeiro.
A expansão do culto no mundo a Nossa Senhora de Fátima teve no papa João Paulo II o seu maior embaixador, admite Luciano Cristino.
De resto, entre os portugueses, João Paulo II vai ficar na história como o "Papa de Fátima", Santuário que visitou por três ocasiões.
A intervenção de Nossa Senhora de Fátima na recuperação de um atentado, a beatificação dos pastorinhos e a cumplicidade com o terceiro segredo são episódios que a Igreja Católica destaca de um pontificado marcado pela fé e devoção mariana do papa João Paulo II.
“São pontos de convergência que contribuem para a expansão do culto e para a mensagem de Fátima”, salienta o diretor do SESDI do Santuário de Fátima, que destaca ainda o contributo do jornal Voz de Fátima e do boletim Fátima, Luz e Paz, uma publicação editada em sete línguas e que é enviada para todos os bispos do mundo e para milhares de instituições e particulares.

Nenhum comentário: