sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Comissão de Direitos Humanos elabora relatório sobre o sistema prisional “desumano” de Mossoró

12938Na última segunda-feira (17), o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Mossoró, Osivaldo de Sá Leitão, entregou ao Presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, o relatório de visitas realizadas pelos membros da comissão ao sistema prisional de Mossoró, durante os meses de janeiro e fevereiro. Foram realizadas inspeções à Cadeia Pública "Juiz Manoel Onofre de Souza", à Penitenciária Agrícola "Dr. Mário Negócio", ao CEDUC (Centro Educacional de Mossoró) e ao CIAD (Centro Intregado de Atendimento a Criança e ao Adolescente).
As visitas foram uma iniciativa da CDH, tomando como orientação as recomendações feitas pela OAB Federal às suas Seccionais. A vice-presidente da comissão, Catarina Vitorino, comenta que “visitamos as instalações dos referidos estabelecimentos para verificar a atual situação do sistema carcerário de Mossoró”.
Além das condições de permanência dos detentos, foram averiguadas também as condições de trabalho dos agentes penitenciários e policiais militares que fazem a segurança dos locais, bem como as condições estruturais dos prédios em questão. “As maiores reclamações estão voltadas para as estruturas físicas, condições desumanas nas celas e quantitativo reduzido de agentes, entre outros”, explica Catarina Vitorino.
“O trabalho que resultou neste relatório nada mais é do que uma radiografia mostrado como se encontram as condições físicas dos estabelecimentos prisionais, onde observam-se as condições desumanas de trabalho dos agentes e policiais. Estamos trabalhando pra que as autoridades competentes tomem as devidas providências para em caráter emergencial restaurar todas as unidades, dando assim a mínima dignidade para os que ali trabalham”, comentou o presidente da comissão, Osivaldo de Sá Leitão.

Nenhum comentário: