sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cientistas decifram a 'capa protetora' do vírus HIV

Descoberta pode ajudar a identificar pontos fracos do HIV e, assim, desenvolver medicamentos capazes de combater o vírus

 Técnica genética poderá abrir caminho para a cura da aids em humanos

 HIV: estudo desvenda estrutura que protege o material genético do vírus (Hemera)

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram decifrar com detalhes a estrutura de proteína que serve como uma capa protetora ao material genético do HIV. A estrutura, chamada capsídeo, também facilita a proliferação do vírus. É justamente por isso que o feito é relevante: conhecer a fundo a estrutura que protege o HIV pode revelar suas vulnerabilidades e, assim, ajudar a desenvolver formas de combater a infecção, o que nenhuma droga conseguiu fazer até hoje. Esse estudo, feito na Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos, foi publicado na revista Nature. 

 Beckman Institut/Illinois University

 Estrutura do capsídeo do vírus HIV

 Ao centro da imagem, que é de um vírus HIV, é possível ver o material genético. A estrutura de 'bolinhas' azuis em torno do material é o capsídeo

“Essa abordagem tem o potencial de ser uma alternativa poderosa às nossas terapias atuais contra o HIV, as quais agem tendo como alvo certas enzimas. Porém, a resistência a essas drogas devido à elevada taxa de mutação do vírus continua sendo um enorme desafio”, diz Peijun Zhang, coordenadora do estudo, em um comunicado divulgado pela universidade.

 Beckman Institut/Illinois University

 Capsídeo HIV

 Imagem 3D do capsídeo do HIV
O capsídeo do HIV fica sob a membrana externa do vírus e, em formato de cone, envolve o seu material genético. Até agora, era difícil estudar com precisão essa estrutura devido à sua forma irregular. A equipe de Peijun Zhang conseguiu analisar o capsídeo com a ajuda de um supercomputador e microscópios potentes.

Nenhum comentário: