terça-feira, 20 de agosto de 2013

UFRN utiliza larva de mosca para cicatrizar feridas em pacientes


Larvas são esterelizadas em laboratório (Foto: Divulgação UFRN)Larvas são esterelizadas em laboratório (Foto: Divulgação UFRN)
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está estudando e aplicando um tratamento para cicatrização de feridas feito com larvas de moscas varejeiras. A prática do Desbridamento Biológico, nome científico dado à técnica, é antiga e atualmente é utilizada como rotina em países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, há registros de pesquisas com animais, mas a aplicação dessa terapia em humanos é pioneira no RN.
O Desbridamento Biológico consiste na utilização de larvas estéreis da mosca Crysomya megacephal, espécie de varejeira comum em Natal. As larvas das moscas, após coleta, criação e esterilização em laboratório, são colocadas e mantidas nas feridas por um período de 48 horas, com o objetivo de eliminar, apenas, o tecido morto preservando em sua totalidade, a parte viva.
saiba mais
Enfermeira aprova aplicação da técnica em humanos (Foto: Anastácia Vaz) Essa terapia está sendo aplicada e estudada dentro do projeto “Uso da terapia larval no tratamento de úlceras de difícil cicatrização em pacientes no Hospital Universitário Onofre Lopes” desenvolvido desde 2011, por uma equipe do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP) juntamente com uma Comissão de Curativo do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O tratamento de rotina para a eliminação da pele necrosada de feridas, é comumente realizado de forma mecânica, por meio de raspagem utilizando um bisturi. No entanto, ao raspar a pele morta, parte do tecido vivo também se perde, pois não há como separar os dois, o que torna essa prática muito agressiva e dolorosa para o paciente. Outro meio é a utilização de curativos à base de substâncias como a prata, procedimento que despende um custo altamente elevado. São justamente esses fatores que tornam a terapia larval uma alternativa mais viável, tanto do ponto de vista econômico quanto científico.
Enfermeira aprova aplicação da técnica em
humanos (Foto: Anastácia Vaz)
Desde 2011, o HUOL já realizou este tipo de procedimento em 5 pacientes e está partindo para o sexto. “Eu trato feridas há 25 anos, e nunca vi in loco uma forma de limpeza seletiva como esta. Além da vantagem das larvas disseminarem no leito da ferida substâncias que matam micro-organismos, mesmo aqueles muito resistentes, o que evita o uso excessivo de antibiótico” assegura a enfermeira do HUOL, Julianny Barreto Ferraz
Rotina de Tratamento

Nenhum comentário: