domingo, 15 de setembro de 2013

Maioria dos municípios do RN apresenta alta incidência de dengue

Noventa municípios do Rio Grande do Norte apresentam alta incidência de dengue, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Natal (2.603), Parnamirim (1.414), Pau dos Ferros (1.283), Santa Cruz (954) e Caicó (704).
saiba mais
De acordo com a Sesap, o RN apresentou 17.685 casos notificados como suspeitos de dengue, entre o início deste ano até o último dia 31, o que aponta uma queda de 45,23%, em comparação ao mesmo período de 2012, quando foram registradas 32.287 notificações da doença.
O Programa Estadual de Controle da Dengue, dentro de sua estratégia de prevenção e vigilância epidemiológica, reforça junto à população e gestores de saúde alguns cuidados básicos diante da doença: eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, não jogar lixo em terrenos baldios, evitar recipientes que acumulem água e limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas.
Com o objetivo de bloquear a transmissão da dengue e controlar surtos, o programa vem realizando operações de UBV (carro fumacê), nos municípios. Atualmente a operação está sendo feita em Parnamirim, desde o último dia 03.

Nenhum comentário: