quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Organizadores da Copa do Qatar são acusados de usar trabalho escravo




             Um jornal grego entrevistou Sharan Burrow, o secretário-geral da Confederação Sindical Internacional (CSI) e ele fez uma revelação simplesmente bombástica sobre as obras para a Copa do Mundo do Qatar em 2022, segundo Burrow os trabalhadores enfrentam condições desumanas e disse que o país era literalmente ''esclavagista''.
             As obras para Copa tem atraído vários imigrantes em busca de trabalho no país, principalmente vindos do Nepal, um país muito pobre. Segundo a secretária, foram registradas cerca de 191 MORTES durante as obras de trabalhadores vindo do Nepal e esse número pode aumentar se nenhuma providência for tomada. Os operários podem enfrentar temperaturas acimas de 50º C durante o verão, Burrow disse que eles correm riscos de desidratação e crises cardíacas e que muitos morrem durante a noite.
             E para terminar a secretária-geral deu mais uma afirmação, dizendo que ''O Catar é o país esclavagista do século XXI'' e que ''As pressões sobre o Catar vão aumentar. O Catar não pode mais comprar o respeito da comunidade internacional''. Ela disse que os trabalhadores passam por isso porque seus passaportes são confiscados na entrada do país e são obrigados á aceitar as condições impostas pelo país.
                  Vale ressaltar que essa não é a primeira denúncia bombástica sobre a Copa do Mundo no Catar, a respeitadíssima revista France Football publicou ainda neste ano, um dossiê de 20 páginas acusando o Catar de ter comprado o direito de sediar a Copa de 2022, segundo a revista, o principal favorito a sediar a Copa seriam os Estados Unidos, porém foram vencidos nos votos e perderam. No dossiê, a revista afirma que haviam falhas estruturais no projeto do Catar que prometeriam seriamente a Copa, mas não fica por aí, a revista também afirma que Michel Platini, o presidente da UEFA, a própria FIFA e o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, estavam inclusos no esquema de compra de votos.
                   Mais uma vez vemos esquemas de corrupção no Futebol Mundial e só nos traz mais vergonha, um esporte tão bonito e tão apaixonante pode envolver coisas desse naipe, é necessária urgentemente uma investigação e que providências sejam tomadas.


   

Nenhum comentário: