sábado, 8 de março de 2014

85 pessoas detêm metade da riqueza do mundo, alerta Caritas

Da redação, com Caritas
85 pessoas detêm metade da riqueza do mundo, alerta Caritas
Caritas lançou a campanha “Uma só família humana, alimentos para todos”, com o objetivo de erradicar a fome no mundo até 2025 (Foto: Caritas)
O Presidente da Caritas Internacional, Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, disse em sua mensagem para a Quaresma deste ano que, apesar de ter sido professor de matemática, há muitos anos, uma equação não faz sentido para ele. “As 85 pessoas mais ricas do mundo têm tanta riqueza como a soma de todo o restante da população mundial”.
Na mensagem, divulgada no site da Caritas, o cardeal refletiu sobre as palavras do Papa Francisco de que, “quando o poder, o luxo e o dinheiro se tornam ídolos, acabam por se antepor à exigência de uma distribuição equitativa das riquezas”.
O que é a justiça? Onde está a desigualdade?, questionou o cardeal ao refletir sobre a frase do Santo Padre.
Dom Maradiaga afirma que “é uma profunda injustiça” que mais de 800 milhões de pessoas passem fome. “Elas não sofreriam se houvesse uma maior igualdade na distribuição das riquezas e se os recursos fossem repartidos de forma mais justa”, alertou.
Como proposta, o presidente da Caritas, convida os cristãos a viverem de um modo mais sóbrio. “Consumir menos, desperdiçar menos e ser mais conscientes de nossas escolhas. Compartilhar – nosso pão, nossos recursos e nós mesmos -, é a pedra fundamental de nossa fé e também a solução para a fome no mundo”, afirmou o cardeal.
Segundo ele, a Quaresma é um chamado a experimentar a fome e tocar a pobreza com nossas mãos. “Três milhões e meio de irmãos sofrem a pobreza no mundo. Este é o momento para ‘decidir o jogo’”.
Dom Maradiaga destaca ainda, na mensagem, que o rosto de Cristo está disfarçado de muitas formas e, à primeira vista, pode não ser reconhecido. “Podemos ignorar seu chamado, se não estamos atentos”, disse.
O cardeal também pediu apoio à Campanha da Caritas “Uma só família humana, alimentos para todos”, cujo objetivo é erradicar a fome no mundo até 2025.
Para ajudar, as doações podem ser feitas online, no site www.caritas.org, ou em sua própria comunidade, com ações em prol dos pobres e vulneráveis.

Nenhum comentário: