sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Falta de pagamento de transporte deixa escolas vazias na Grande Natal

Sala de aula do 4º ano estava com apenas 2 alunos nesta quinta em Macaíba (Foto: Rosa Sales)
Sala de aula do 4º ano estava com apenas 2 alunos nesta quinta em Macaíba (Foto: Rosa Sales)
A falta de pagamento do transporte escolar está deixando as salas de aula vazias nas escolas estaduais da cidade de Macaíba, na Grande Natal. O problema acontece desde o dia 29 de julho, data da volta do recesso escolar, quando alunos da zona rural ficaram impedidos de se deslocar até a área urbana do município. A denúncia foi feita por Rosa Sales, diretora da Escola Estadual Arcelina Fernandes, que relata um dia a dia de salas vazias. Dos 350 estudantes matriculados na instituição de ensino, apenas 30 estão comparecendo às aulas nos três turnos.
Comida está estragando na dispensa da escola em Macaíba (Foto: Rosa Sales)Comida está estragando na dispensa da escola
(Foto: Rosa Sales)
"Temos 80% do alunado oriundo da zona rural. Além do problema dos alunos não assistirem aulas, a alimentação usada para a merenda está estragando na dispensa", afirma Rosa Sales. De acordo com a diretora, das 13 escolas estaduais de Macaíba, cinco estão na mesma situação. Todas possuem grande parcela dos alunos morando na zona rural da cidade. "Recebo telefonemas todos os dias de pais e alunos preocupados. Muitas aulas estão sendo suspensas e os professores liberados por falta de alunos", conta.

A Secretaria Estadual de Educação (Seec) explica que o repasse para o pagamento do transporte escolar depende da regularização certidão jurídica da Prefeitura de Macaíba. Débitos referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão impedindo a transferência da verba para o Executivo Municipal. De acordo com a Seec, a prefeitura garante que fez os pagamentos, porém Macaíba continua na lista como irregular.

A Seec acrescenta que Macaíba é o único dos 164 municípios atendidos pelo convênio com a certidão jurídica irregular, e portanto, sem transporte escolar. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação As outras três cidades são Natal, que banca o transporte com recursos próprios, além de Mossoró, na região Oeste, e Caicó, Seridó, que terceirizam o serviço.
Professores estão sem alunas na Escola Estadual Arcelina Freitas, em Macaíba (Foto: Rosa Sales)Professores estão sem alunas na Escola Estadual Arcelina Fernandes, em Macaíba (Foto: Rosa Sales)
tópicos:

Nenhum comentário: