O prefeito Carlos Eduardo, ao lado de secretários municipais,
acompanha neste domingo (25), a partir das 10h, a liberação do túnel da
avenida Romualdo Galvão para o tráfego de veículos. O túnel da Romualdo
Galvão será o primeiro dos seis túneis que compõem o Complexo Viário de
Natal a ser entregue. O complexo é formado por seis túneis, dois
viadutos, sendo um estaiado e duas passarelas.
Segundo
o inspetor Carlos Eugênio, do Departamento de Fiscalização de Trânsito
da Semob, a implantação do túnel objetiva escoar o tráfego de veículos
que se deslocam do Centro da cidade para regiões Sul e Oeste, com fluxo
seguindo pela BR 101 e a Norton Chaves. Mas, inicialmente. somente
estão sendo liberados os fluxos de veículo pela Av. Romualdo Galvão com o
acesso a Norton Chaves. Já o fluxo de veículo a partir da marginal da
BR 101 por baixo do viaduto somente estará liberado em 30 de junho.
De
acordo com o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto,
os demais equipamentos que compõem o Complexo Viário de Natal serão
liberados à medida que forem efetuadas as devidas sinalizações, para a
melhor orientação do trânsito na região. Dentro desse cronograma, no dia
9 de junho haverá a liberação do viaduto estaiado da Avenida Prudente
de Morais, e dos túneis da Avenida Lima e Silva sob a Prudente de
Morais, da Avenida Jerônimo Câmara sobre a Prudente de Morais, e da
passarela de pedestre sobre a Prudente.
No dia 10 de junho, será
entregue a passarela de pedestre sobre a Avenida Lima e Silva, na
esquina com a Rua Morais Navarro; dia 12 de junho, o túnel da Avenida
Capitão-Mor Gouveia; e no dia 15 de junho, o túnel da Avenida Raimundo
Chaves. O viaduto da BR 101 será o único a ser concluído e não entregue
dentro do cronograma. O equipamento só será liberado 30 dias após a
Copa.
As obras do Complexo Viário de Natal, no entorno da Arena
das Dunas, foram iniciadas no dia 22/10/2013 e com custos orçados em R$
222,4 milhões, sendo R$ 179,9 milhões repassados pelo Governo Federal
por meio de recursos do FGTS e R$ 42,5 milhões de contrapartida da
Prefeitura do Natal. A obra é de responsabilidade do consórcio
constituído entre a Construtora Queiroz Galvão (60%) e Ferreira Guedes
(40%) e foi estimada para ser concluída dentro do prazo de 330 dias.
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