sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Caern suspenderá novas ligações e ampliação de redes em três cidades


A estiagem e suas consequências estão exigindo, cada vez, medidas de contenção mais rigorosas. Seguindo recomendação do Ministério Público do Estado (MPE/RN), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai suspender o serviço de instalação de novas ligações de água e ampliação de redes nos municípios de Caicó, Timbaúba dos Batistas e São Fernando, durante os próximos seis meses. A medida foi provocada por uma recomendação do promotor de Justiça de Caicó, José Alves de Rezende Neto, publicada ontem (25), no Diário Oficial do Estado (DOE).
Sidney SilvaCaern vai suspender captação no sábado e domingo. Irrigantes só terão água duas vezes por semanaCaern vai suspender captação no sábado e domingo. Irrigantes só terão água duas vezes por semana

A Caern tem prazo de 30 dias para prestar informações ao MPRN acerca das providências adotadas em cumprimento à recomendação, “sob pena de serem tomadas as medidas cabíveis, inclusive pela via judicial”, determinou José Alves. Mas de acordo com o gerente de operações da Caern, Isaías Costa Filho, a judicialização não será necessária. O gerente garantiu que a companhia já adota normas preventivas antes da publicação da recomendação. “Já faz algum tempo que, em Caicó e Currais Novos, a Caern não se faz a extensão de rede”, explicou.

Isaías contou que, nestas cidades, a Caern não aprova a viabilidade técnica de novas construções. Sendo assim, empreendimentos imobiliários estão, temporariamente, suspensos. “O empresário até pode solicitar a construção ou ampliação de um imóvel. Mas, por precaução e equilíbrio, não aprovamos a viabilidade”, disse ele.

A recomendação do MPE/RN será, segundo Isaías, acatada pela Caern e novas ligações também não serão executadas nos municípios de Timbaúba dos Batistas e São Fernando. “Na verdade, a gente já estava obedecendo a recomendação antes mesmo de ela existir. É uma boa notícia essa parceria com o MP”, contou.

Para elaborar a recomendação, o promotor considerou o quadro crítico da região que é resultado da estiagem prolongada, com a consequente redução da vazão do rio Piranhas – responsável pelo abastecimento das cidades de Caicó, Timbaúba dos Batistas e São Fernando – através do sistema adutor Manoel Torres. Até março de 2015, a Caern deve se abster de fazer novas ligações, especificamente no que concerne a construções residenciais, comerciais e industriais que ensejem a ampliação da rede de distribuição.

O promotor alegou que as cidades citadas correm iminente risco de desabastecimento de água. Além disso, reforçou que o “quadro é crítico e exige ações conjuntas e emergenciais, com a colaboração da população e dos entes públicos, a fim de encontrar soluções que amenizem a situação da seca e possam garantir o mínimo abastecimento hídrico aos moradores dessa região”, escreveu.

A situação do fornecimento de água na região é alvo de apuração através do o Inquérito Civil nº 06.2014.00001017-4 que tramita na 3ª Promotoria de Justiça de Caicó. O objeto do inquérito é acompanhar a política pública de convivência com a seca, incluindo as ações emergenciais de abastecimento hídrico, bem como a identificação precisa da capacidade da rede de abastecimento das cidades de Caicó, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.

Nos autos do inquérito, há referência a necessidade de evitar novas ligações de água nos municípios em situação crítica, especificamente no que concerne a construções residenciais, comerciais e industriais que precisem de água tratada, o que agravaria o risco de desabastecimento e despressurização na rede de distribuição, prejudicando os usuários já atendidos. Diante das necessidades, o promotor resolveu expedir a recomendação.

Nenhum comentário: