quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Quebra de locomotiva não trará prejuízo a usuários




  • O funcionamento dos trens em Natal não será prejudicado nesta quarta-feira (24), após a quebra de uma das três locomotivas que circulam na capital, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Na tarde de ontem, por volta das 15h, um trem, com cinco vagões, que seguia para Ceará-Mirim, teve o inversor do compressor de ar danificado, de acordo com informações do maquinista Everaldo Silva, e foi obrigado a paralisar as atividades no meio da ponte de Igapó, na zona norte.
    Júnior SantosTrem quebrou no meio da ponte de Igapó ontem. Passageiros se arriscaram a descer pelas janelasTrem quebrou no meio da ponte de Igapó ontem. Passageiros se arriscaram a descer pelas janelas

    A locomotiva permaneceu por cerca de 1h no local, até outro trem rebocá-lo para a estação na Ribeira, zona leste. A CBTU informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que após o trem ser rebocado, mecânicos foram até a estação para verificar o problema e adotar as providências para o conserto da locomotiva até hoje (24). Caso o trem não fosse consertado a tempo, os dois restantes ficariam funcionando, cada um, em sentido diferente e nos horários normais de trajetos da empresa.

    No momento da quebra, por medida de segurança, o veículo não abriu as portas, porém vários passageiros se arriscaram saindo pela janela. Alguns forçaram a  abertura das portas. O calor era a maior reclamação entre os passageiros. Uma das passageiras, que não quis ser identificada estava com o filho de três anos dentro do veículo e reclamou da situação. “É um constrangimento ter que ficar com o filho pequeno nesse calor, e o pior é não poder fazer nada por ser arriscado”, afirmou a passageira.

    Outra passageira, Ana Maria, 40, tinha saído do trabalho na Ribeira, onde é ajudante de cozinha e fazia o trajeto de retorno para casa com a filha mais nova. Ela afirmou que opta por pegar o trem todos os dias por achar o transporte seguro. “Eu já passei por essa situação, do trem quebrar no meio da linha. Mas eu prefiro aguardar o reboque. Quando voltar a estação, pegarei um ônibus para o bairro de Nova Natal”, afirmou Ana Maria.

    Por volta das 16h, outro trem chegou ao local e rebocou o que estava quebrado. O veículo foi levado a estação de trem na Ribeira, na zona leste de Natal. Em média, oito mil passageiros, por dia, utilizam o sistema de trens urbanos.   Ao todo são realizadas 24 viagens diárias, sendo dez para a linha norte, que compreende o trecho entre Natal e Ceará-Mirim (38,5Km), onde temos 12 estações; e 14 viagens para a linha sul, que compreende o trecho entre Natal e Parnamirim(17,7Km), onde temos 10 estações.

    Nenhum comentário: