terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A inquisição Protestante matou mais que a Católica.

Sem duvidas umas das coisas mais comum de você ouvir de uma fiel protestante é ele acusar a igreja católica de ter matado muitos na inquisição , mais poucos sabem que esta foi uma estratégia de Martinho Lutero  para difamar a igreja com isso ele ganharia popularidade e  poderia colocar em prática seu plano de dividir a igreja .
Mas por que se fala tão pouco da inquisição protestante ? já que hoje sabemos que a "reforma protestante" foi feita sobre sangue de mártires católicos? ainda é possível encontrar resquícios desta prática nos dias de hoje , onde o ódio a fé católica é muito disseminada entre seus membros outra prática dessa época são as famosas cruzadas evangelísticas que até hoje tem o mesmo nome , onde seguidores do protestantismo saiam pelas vilas e cidade obrigando todo mundo a se converter a nova religião .
Aqui mesmo em terras Potiguares foram mortos mais de 60 fiéis católicos por se recusarem a aceitar o protestantismo nos engenhos de Cunhaú e Uruaçu.
A "reforma protestante" se expandiu rapidamente porque foi imposta de cima para baixo sem exceção em todos os países em que logrou vingar. O povo foi obrigado a "engolir"

INGLATERRA: foi "convertida" na marra porque o rei Henrique VIII queria se divorciar de Ana Bolena.
". Padres e bispos foram presos e decapitados, católicos aos milhares foram mortos. Os camponeses da Irlanda pegaram em armas para defender o catolicismo. Foram trucidados impiedosamente suas terras irlandesas foram entregues aos ingleses protestantes milhares morreram de fome.

ESCÓCIA: O poder civil aboliu por lei o catolicismo e obrigou todos a aderir à igreja "calvinista presbiteriana. Católicos recalcitrantes foram perseguidos e mortos a os milhares

DINAMARCA: graça de Cristiano II, por suas crueldades apelidado de "o Nero do Norte". matou bispos, confiscou bens, expulsou religiosos e proclamou-se chefe Igreja Evangélica Dinamarquesa. mataram católicos até 1789 que ousasse por os pés em solo dinamarquês.

SUÉCIA: Gustavo Wasa suprimiu por lei o Catolicismo. Jacopson e Knut, os dois mais heróicos bispos católicos foram decapitados.. O povo indignado com tamanha prepotência pegou em armas para defender a religião de seus antepassados. Os Exércitos do "evangélico" rei afogaram em sangue estas reivindicações.milhares morreram (A Reforma Protestante, Pgna 203, 7ª edição, em IRC. 1958)

SUIÇA: O Senado coagido pelo rei aprovou a proibição do catolicismo e proclamou o protestantismo religião oficial. A mesma maldade e vileza ocorreram. Os mártires foram inumeráveis. ( J. B. Galiffe. Notices génealogiques, etc., tomo III. Pgna 403 )

HOLANDA: Martirizaram inúmeros sacerdotes, religiosos e leigos. chegaram até ao Brasil. Em 1645 nos municípios de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante ambos no atual Rio Grande do Norte cerca de 60 católicos foram mortos " zêlo mandou degolar friamente todos os padres e irmãos e jogar os corpos aos tubarões (Luigi Giovannini e M. Sgarbossa in Il santo del giorno, 4ª ed. E.P, pg 224, 1978).


ESTADOS UNIDOS: Para a jovem terra recém descoberta fugiram os puritanos e outros protestantes que negavam a autoridade do rei da Inglaterra ou da Igreja Episcopal Anglicana. Fugiram para não serem mortos. Ao chegarem na América repetiram com os indígenas a carnificina que condenavam. O "escalpe" do índio era premiado pelo poder público com preços que variavam conforme fossem de homem maduro, velho, mulher, criança ou recém-nascido. Os "pastores" puritanos negavam que os peles vermelhas tivessem alma e consideravam um grande bem o extermínio da nobre raça.

Nenhum comentário: