terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Hoje é dia de reis os primeiros padroeiros de Natal

Santos Reis
A tradicional Festa Litúrgica dos Santos Reis, como é conhecida, acontece desde 1598, data da construção da Fortaleza que leva seu nome. As imagens hoje veneradas na Capela do bairro dos Santos Reis chegaram à capital potiguar no ano de 1753 e permaneceram na Fortaleza até 1901, como presente do então rei de Portugal Dom José I.
Por imposição de um ministro da Marinha, as imagens foram retiradas da Fortaleza e transportadas, de modo festivo, para a Igreja do Senhor Bom Jesus das Dores, na Ribeira. Construída uma capela na então chamadas praia da Limpa, em 1910, as imagens dos três orangos foram para lá transladas.
A capela tinha frente para o mar. Só mais tarde, quando foi ampliada, a fachada foi invertida. No dia 22 de agosto de 1964, foi criada por decreto de Dom Eugênio de Araújo Sales, a Paróquia de Santos Reis, passando de capela à Matriz. No dia 15 de abril de 1982 a Igreja da Limpa foi elevada à categoria de Santuário: o Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis.
As imagens originais dos Santos Reis – Baltazar, Melchior (ou Belchior) e Gaspar – não saem mais do Santuário. São réplicas as imagens carregadas em Carro de Bombeiro durante as procissões religiosas. As originais, vindas de Portugal no século 18, estão localizadas na sacristia do Santuário.

Nenhum comentário: