segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Conheça o mistério dos três astronautas soviéticos que aterrissaram mortos e sorrindo


Soyuz XI é o nome da primeira missão espacial tripulada que conseguiu habitar uma estação espacial, a Salyut I. Lançada em 6 de junho de 1971, a missão retornou à Terra no dia 29 do mesmo mês, superando, até então, o recorde de permanência no espaço. Durante o retorno, a nave soviética colocou em funcionamento seu mais recente sistema automático de aterrissagem, o que tranquilizou os engenheiros na base terrestre, apesar de terem perdido contato com a tripulação durante os últimos minutos da manobra. Os astronautas Vladislav Vólkov, Gueorgui Dobrovolski e Viktor Patsayev estavam, finalmente, a um passo de voltar para casa, porém ninguém imaginava que, naquele instante preciso, nascia um dos maiores mistérios da história aeroespacial.
Mesmo sem contato direto entre a base e a nave, todos os sistemas indicavam um procedimento normal de entrada na ionosfera, e a tripulação aterrissava como o previsto. No entanto, uma vez em terra, os técnicos se surpreenderam quando, ao abrir a escotilha, encontraram os três astronautas sorrindo, porém sem fazer movimento algum: todos estavam mortos. A partir daí, surgiram sucessivas e múltiplas hipóteses para tentar explicar porque a tripulação da Soyuz XI morreu apesar de todas as condições parecerem normais durante a aterrissagem. Seus corpos não apresentavam deformação alguma e, longe de terem morrido com medo, seus rostos sorriam placidamente.
No princípio, especulou-se que a cabine teria atravessado uma descompressão repentina; porém, as autópsias revelaram ausência de hemorragias internas. Os exames também descartaram uma trombose ou um quadro de pânico, que resultaria em uma parada cardíaca. Assim, os enigmáticos sorrisos em seus rostos não refletiam nada além de felicidade.

A última troca de palavras entre a tripulação e a base terrestre ficou devidamente registrada: “Aqui Yantar”, disse Dobrovolski. “Tudo vai perfeitamente a bordo. Estamos em plena forma. Preparados para a aterrissagem. Já vejo a estação. O sol brilha”. “Até daqui a pouco, Yantar”, respondeu o controle na Terra. “Logo nos veremos na pátria”.
Fonte: misterios.co

Nenhum comentário: