quinta-feira, 28 de agosto de 2014

FOTO: Espaço de convivência será construído no local da cratera em Mãe Luíza

10616000_791145927602960_7715430577712862444_nA Prefeitura de Natal prevê para março de 2015 a conclusão da reestruturação da cratera de Mãe Luiza. O cumprimento deste prazo depende, entretanto, que os trâmites burocráticos sejam superados até o início de agosto, quando as obras devem ser iniciadas.
Ao final da intervenção, estimada em R$ 8,3 milhões, a atual fenda formada após o deslizamento da Rua Guanabara terá sido substituída por um espaço de convivência, arborizado e com acessibilidade, unindo o bairro à orla.
A Ladeira da Guanabara, como foi batizado o projeto do Instituto Brasileiro de Arquitetura (IBA/RN), cedido ao Município, ocupará o terreno de 2.340 m², hoje coberto por lonas, e se integrará às obras de contenção de erosão, recomposição, pavimentação e de drenagem da área.
Luciano Barros, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, explicou que a ladeira foi pensada mais como um conceito do que como um projeto em si. Contudo, o modelo foi adotado pela Prefeitura, que já o remeteu ao Ministério das Cidades – onde já foi aprovado  – e à Caixa Econômica Federal junto com as demais obras. “Foi idealizado um acesso largo, sem barreiras arquitetônicas”, resumiu.
Há uma questão pendente, porém. A maior parte deste terreno que será reestruturado – decretada ‘non edificand’ após o desastre – é de propriedade privada e terá ainda que ser desapropriada. Este processo, no entanto, não deve gerar mais atrasos para a execução do projeto, segundo o secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto.

Nenhum comentário: