terça-feira, 26 de agosto de 2014

Gravadora de Roberto Carlos ameaça processar Tiririca e diz que uso eleitoral de música não é paródia

A gravadora Sony Music / EMI confirmou nesta sexta-feira (22) que vai ingressar com processo contra o deputado federal Tiririca (PR-SP), em virtude da paródia de uma música do cantor Roberto Carlos no horário eleitoral.
Vestindo terno branco, usando peruca e com um terço na mão, Tiririca usou o horário eleitoral para parodiar o rei Roberto nas propagandas do frigorífico Friboi, onde o cantor aparece comendo carne.
A música “O Portão”, é usada na propaganda da Friboi e também por Tiririca na forma de paródia, sugerindo que o rei da música popular teria votado nele e votaria novamente em 2014.
“Eu votei, de novo eu vou votar. Tiririca, Brasília é o seu lugar”, diz a letra da paródia do deputado Tiririca. (Veja o vídeo aqui)
Segundo o advogado da gravadora Sony Music / EMI, a versão da música “O Portão”, de Roberto e Erasmo, não pode ser considerada paródia porque pressupõe benefício para o candidato.
“Se a peça do Tiririca fosse colocada num programa de humor ou de televisão, até poderíamos classificar como paródia. Mas quando ela pressupõe benefício para o candidato, que está manipulando a letra para obter benefício eleitoral, nós entendemos que há uma clara violação de direitos autorais. Além de uma ilação de que o cantor votou em determinado candidato, sem a consulta prévia”, diz José Diamantino, advogado da Sony Music / EMI.
O advogado da gravadora diz que ainda não consultou Roberto Carlos para saber se ele concorda ou não com a veiculação da imagem atrelada ao candidato do PR.
“Por enquanto defendemos os diretos da música, que é de propriedade da gravadora”, afirma Diamantino.

Terra

Nenhum comentário: