sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Passeio pela arte fotográfica


A tecnologia pôs a fotografia ao alcance de todos, mas o olhar apurado ainda é privilégio de poucos. Essa arte praticada há 188 anos vive o seu momento de celebração em agosto - desde o 19 do mês, Dia Mundial da Fotografia - e em Natal diversas exposições e eventos estão sugerindo novos olhares e mostrando o que os profissionais da área estão produzindo de mais notável, bonito e original. As mostras saem das galerias de arte e se espalham por vários ambientes, do espaço cultural aos cafés e bares. O Nalva  Melo Café, na Ribeira, recebe hoje (sexta) uma mostra do Coletivo Camafeu. E para outubro, a 2ª edição do Foto Riografia do Norte vai movimentar o cenário local com uma programação extensa.
Vlademir AlexandreO Nalva  Melo Café, na Ribeira, recebe hoje (sexta) uma mostra do Coletivo CamafeuO Nalva Melo Café, na Ribeira, recebe hoje (sexta) uma mostra do Coletivo Camafeu

O Coletivo Camafeu, no melhor espírito democrático e tecnológico deste começo de século, promove uma mostra em forma de projeção: serão 500 imagens projetadas numa tela do café/salão de Nalva, com registros de 16 fotógrafos selecionados pelo grupo, entre profissionais e amadores. “Por ser o mês da fotografia, resolvemos abrir a exposição projetada para todos. A ideia é celebrar todas as possibilidades da fotografia”, afirma o fotógrafo Alex Régis, que compõe o coletivo ao lado dos colegas Rodrigo Sena, Vladimir Alexandre e Paula Geórgia.

Alex ressalta que as imagens selecionadas entre os fotógrafos amadores também possuem as qualidades exigidas pela mostra. “Selecionamos até mesmo uma selfie. Mas  é uma selfie super criativa, diferente do habitual. Mesmo numa época em que todo mundo se acha fotógrafo, é possível sair coisas legais de onde menos se espera”, reflete.

Já entre os profissionais das lentes, a exposição destaca os trabalhos de Heudes Régis, editor assistente do Jornal do Commercio, de Recife, com um ensaio dedicado à economia pernambucana, exibindo registros de agricultores, pescadores, técnicos navais e profissionais de informática, entre outros. Em território potiguar, o destaque vai para Ana Silva, editora de fotografia da TRIBUNA DO NORTE, que vai focar sua cobertura do movimento “Fora Collor”, nos anos 90, além de personagens pitorescos do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: