sábado, 26 de outubro de 2013

Negros do Rosário completam 240 anos de tradição e paixão em Caicó




Um dos eventos mais tradicionais do calendário católico e sociocultural da região Seridó, a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Caicó celebra, neste ano de 2013, os 240 anos da Irmandade dos Negros do Rosário. As comemorações para a data se iniciaram no encerramento da festa do ano passado e serão concluídas durante a programação deste ano, no período de 18 a 27 de outubro. A Irmandade dos Negros do Rosário no interior do Rio Grande do Norte teve seu Estatuto oficializado pelo Rei de Portugal, D. José I, em 1771, porém, segundo relatos históricos, o documento com o Selo Real somente chegara cerca de dois anos depois, em 27 de dezembro de 1773, data em que ocorreram os festejos com o tríduo encerrando no 1º de janeiro de 1774, na Igreja de Sant’Ana, local onde inicialmente era realizada a festa com a imagem da santa.
No mundo católico, a Irmandade do Rosário é muito antiga, diz a história. Vem desde a Idade Média, no Século 13, e no Brasil chegou com os colonizadores portugueses, porém, com o propósito de ser absorvida pelos escravos que misturaram crenças da sua terra africana ao culto dos senhores de engenhos, com ênfase à devoção, principalmente, aos santos negros como São Benedito, Santa Efigênia, Santo Onofre e, também, à Nossa Senhora do Rosário, a mais venerada entre os negros brasileiros. Há registros de que alguns grupos de escravos ao chegarem no Brasil já cultuavam essa tradição, confraria levada pelos portugueses ainda no Século 15 para suas Colônias africanas.  
No Seridó, essa relação de cumplicidade entre o escravo negro e o senhor branco teve suas peculiaridades com o trabalho na criação do gado e na agricultura. Na região, as primeiras Irmandades surgiram nas comunidades de Samanaú, Rio do Peixe, Riacho de Fora e Sabugi, e posteriormente foram criados grupos polarizados em Jardim do Seridó, Parelhas, Acari, Currais Novos, Jardim de Piranhas, além de Irmandades que existem no vizinho estado da Paraíba.
Os festejos da Irmandade do Rosário mantém-se vivos na tradição e cultura dos Negros do Rosário de Caicó, cuja Corte é constituída por um Rei Perpétuo e uma Rainha Perpétua, sendo os seus sucessores o filho e a filha mais velhos. Ainda, segundo a tradição, são escolhidos, na comunidade, um Rei e uma Rainha, além de um Juiz e uma Juíza, o Escrivão e a Escrivã, que participam dos festejos repassando para os próximos representantes, no ritual da coroação no encerramento da festa em frente à igreja.
Na comunidade Samanaú, o Rei Perpétuo é Rael Mariano dos Santos, 42 anos, que assumiu com a morte de seu pai Pedro Mariano dos Santos, aos 85 anos, no dia 1º de agosto de 2010. Pedro era casado com Davane Costa dos Santos e a irmã dele, Maria Trindade, permanece como rainha perpétua. Em Caicó, a sede da Irmandade fica em uma casa no bairro João XXIII, onde foi inaugurada a Galeria dos Reinados, em 2011, com a participação do diretor espiritual da Irmandade, o monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, ganhando o nome de Pedro Mariano dos Santos.
Por João Bosco de Araújo (Correio do Seridó)

Nenhum comentário: