segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O êxodo de jovens de Cel Ezequiel

A cada dia cresce mais o número de jovens de Coronel Ezequiel que vão em busca de melhorias fora de sua terra natal ,
  Uma das coisas mais comuns nos últimos dias  é se ouvir propaganda de viagens saindo de Coronel e Jaçanã para outros estados , os jovens muitas vezes que tem vontade de possuir algo em sua vida vão em busca de trabalhos em fazendas e nas indústrias dessas cidades .
  Com a falta de oportunidade na sua própria terra eles saem em busca de realizar seus sonhos ou até muitas vezes de dar uma vida melhor a seus parentes , o mais lamentável dessas história é que muitos desses jovens não voltam nunca mais ,ou mesmo quando voltam é dentro de um caixão, seja por vitima da violência ou de acidentes de trabalho ,e o pior que esses que voltam nessa situação é que a família nunca recebe nenhum tipo de auxilio por ter perdido um parente .
   A falta de oportunidade para os jovens não param só na falta de emprego , falta educação projetos esportivos , apoio a grupos culturais , apoio a produção de artesanato e tantos outros fatores que podiam segurar essa juventude em sua terra .
   Com o êxodo da juventude local a população envelhece e muitos órgãos que poderiam ser um meio de mudança para o município permanecem sempre com as mesmas caras perpetuando assim maus hábitos e os maus costumes de sempre .
   A cada dia o que mais se ouve é que as drogas estão tomando conta da nossa cidade , de quem é a culpa? da falta de segurança ? ou da falta de projetos para combate-las ? pessoas até existem em nossa cidade que com seus talentos conseguem atrair um grande número de jovens ao seu redor para fazer algo diferente em nosso município  .
   Em uma cidade em que um grupinho sem a mínima cultura torce para que esses poucos que fazem a diferença não consigam levar a  diante seus projetos, o que devemos esperar do futuro dos nosso jovens , ficar nas calçadas falando da vida alheia ? ficar a mercê dos traficantes ? ou ir pra longe muitas vezes trabalhar em condições sub humanas ?
  O pior que hoje esse êxodo não fica só com os jovens , muitos donos de casa tiveram que ir em busca de melhorias para sua família , pois as condições que o município oferece hoje não são das melhores .


(Josailton)
  

Nenhum comentário: