sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cinegrafista é internado após ser atingido por bomba em protesto no Rio



Cinegrafista é internado após ser atingido por bomba em protesto no Rio (© O Globo)
Um protesto organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento da tarifa de ônibus municipal terminou em confronto entre policiais militares e ativistas na estação Central do Brasil, no centro do Rio,  na noite desta quinta-feira, 6. Sete pessoas ficaram feridas, entre elas um cinegrafista da Band, internado em estado grave. Foram detidas 28 pessoas e encaminhadas à 19.ª Delegacia de Polícia (Tijuca), na zona norte.
Imagem mostra cinegrafista ferido após ser atingido (© Marcos Arcoverde Estadão)
Imagem mostra cinegrafista ferido após ser atingido
O cinegrafista Santiago Andrade estava a poucos metros da estação quando foi ferido na cabeça por uma bomba. Não se sabe se foi um artefato de fabricação caseira, lançado por manifestantes, ou uma bomba de gás da PM. Segundo a Band, ele perdeu muito sangue e desmaiou.
Socorrido por policiais e levado ao Hospital Souza Aguiar, passou por uma tomografia, que constatou afundamento de crânio. Ele foi submetido a uma cirurgia na madrugada desta sexta. Os demais feridos foram levados para hospitais municipais.
Segundo as últimas informações, Andrade permanece em estado muito grave.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota de repúdio à agressão sofrida pelo cinegrafista. Ele é o terceiro jornalista ferido em manifestações este ano. Além dele, Sebastião Moreira, da Agência EFE, foi agredido por PMs e Paulo Alexandre, freelancer, apanhou de guardas civis metropolitanos durante protesto em 25 de janeiro, em São Paulo, ressalta a Abraji.
"A Abraji repudia ataques como esses a jornalistas. Em 2013, 114 profissionais foram feridos em todo o País durante a cobertura de protestos. É preocupante que 2014 comece com três casos de violência contra jornalistas. Se faz necessária uma apuração célere do ocorrido para que procedimentos sejam revistos e para que o Estado proteja a liberdade de expressão, a liberdade de informação e o jornalista".

Nenhum comentário: