terça-feira, 18 de março de 2014

Serra de São Bento/RN: Moradores da zona rural ganham capela em estilo medieval



O sonho de um ex-vereador ganhou apoio de um advogado e os moradores do Sítio Jucá, no município de Serra de São Bento, ganharam uma capela. O terreno foi doação, como recursos também foram doados por empresários amigos que embarcaram no sonho de ver a capela pronta. E nesta quarta-feira, dia de São José, a capela em estilo medieval, com 10 metros de diâmetro representando os 10 Mandamentos, será inaugurada.
As cinco janelas e duas portas da pequena capela representam os dias da semana. A porta principal é o domingo e a última porta o sábado. Da direta para a esquerda, cada janela representa um dia.
Na pequena edificação cheia de sonhos e histórias, as paredes são duplas e de pedras colhidas no local, e sua maior altura é de 5,86 metros, onde está a cruz. A cruz de 2,86 de altura foi feita em madeira jatobá, e foi fixada em armações de ferro onde parece flutuar.
O Porta-sino de madeira de eucalipto foi cortado na figura da Lua Nascente e fixada na parede lateral, com leve caimento: sinal de chuvas na visão do homem do campo.
Detalhe que só a história explica: para entrar na capela é preciso transpor as duas pontes que lembram os castelos medievais em busca dos sonhos e das flores.
No mais, a capela dos sonhos tem lustre de tronco da árvore, lâmpadas de led, corrente, tocheiros medievais, porta água benta, altar em forma de S, mesa da celebração em tronco e raiz, cadeira do sacerdote em tronco de mangueira representando o Trono de Jesus. No altar de raiz de mangueira ficarão São José, Nossa Senhora da Apresentação e Nossa Senhora dos Milagres.
A Capela que seria uma homenagem a Nossa Senhora da Apresentação, passou a render homenagem a São José, por estar encravada dentro de uma área rural, onde os sertanejos cultuam o santo.
A pedra fundamental da capela foi benta em janeiro deste ano e a construção começou no dia 6, Dia de Reis. A capela ficou pronta em 6 de março.Para os que fizeram do sonho uma realidade, o primeiro milagre de São José foi a construção da Capela em tão pouco tempo, com tão pouco dinheiro.

Nenhum comentário: