quinta-feira, 20 de março de 2014

Emparn registra chuvas em 81 cidades do RN, no Dia de São José

Vista para o riacho Melão

As chuvas que caíram no Dia de São José renovaram - como reza a crença popular - a esperança do sertanejo em ano de bom inverno. Em 81 municípios do Estado, maior parte no Oeste Potiguar, foram registradas precipitações de até 100 milímetros. O maior registro ocorreu em Portalegre, com 106 mm. Os dados são do monitoramento das últimas 24 horas (7 h da manhã de terça-feira até as 7 h da manhã de ontem) em 86 pluviômetros do Departamento de Meteorologia da Emparn.  Para os próximos dias é esperado chuvas em todas as regiões do Estado.
Ana SilvaJaçanã, no Seridó, tem registrado chuvas fortes nos últimos dias

A continuidade se deve a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal Sistema Meteorológico responsável pela ocorrência de chuvas na Região Nordeste do Brasil no período de fevereiro a maio, desde o início do mês.

Mesmo com a baixa probabilidade de ocorrência regular de   chuvas no mesmo  nível ou acima (100 mm) das registradas ontem, o meteorologista da Emparn, prevê recuperação dos aqüíferos.

Chuvas na média de 70mm no interior, analisa Gilmar Bristot, permitirão uma  recarga dos reservatórios em até 30% dos níveis registrado no início do mês.

“Alguns reservatórios já começam a demonstrar mudanças. Em Serra Negra do Norte, o açude verteu água e no Armando Ribeiro Gonçalves há uma recuperação”, observa o meteorologista. As chuvas que caíram ontem em Patos (165mm), na Paraíba, também tem reflexo  no reforço para a recuperação dos reservatórios potiguares, uma vez que as águas escoam para a bacia do Rio Piranha.

Nenhum comentário: