sábado, 26 de abril de 2014

Semopi conclui escoramento até terça



O escoramento provisório da laje do canal do baldo foi iniciado na manhã desta sexta-feira, 25. Este serviço é o ponto inicial para a restruturação do canal e do viaduto, e dará sustentação ao pedido judicial de desinterdição das avenidas Rio Branco e Deodoro da Fonseca. Estão sendo instalados pranchões de madeira aderentes à laje e estruturas metálicas, como colunas. Os serviços atingem uma extensão total de 76,5 metros da estrutura, que cruza as duas avenidas , interditadas desde a quarta-feira, 24.
Rayane MainaraAção provisória vai garantir a segurança da estrutura de concretoAção provisória vai garantir a segurança da estrutura de concreto

Segundo Tomaz Neto, secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), o serviço deve ser entregue nesta terça-feira, 29. A cada 2,5 metros de escoramento, a equipe deixa um espaço para a posterior instalação das vigas metálicas definitivas, com cerca de 2 metros de comprimento. O escoramento é uma ação provisória, para garantir a segurança da estrutura, que sofre risco de desmoronamento, segundo laudo pericial elaborado pelo engenheiro José Pereira da Silva, à pedido da Prefeitura de Natal. O trecho mais comprometido, segundo a Semopi, tem 18 metros e compreende a faixa de rolamento da avenida Deodoro da Fonseca.

O escoramento foi iniciado após a determinação judicial que obrigou a interdição das avenidas, Rio Branco e Deodoro, que passam por cima do canal e são um dos principais acessos que interligam os dois centros comerciais de Natal, Cidade Alta e Alecrim. A interdição total da passagem tem causado lentidão no trânsito. Ainda ontem, os desvios, estavam em fase de adaptação, não tendo sido suficientes para dar fluidez ao trânsito, causando constantes congestionamentos, especialmente no sentido Alecrim – Cidade Alta.

No início do ano, a justiça atendeu ao pedido do Ministério Público pela interdição da vias, devido ao  risco de desmoronamento do canal. A Prefeitura ainda ingressou com um recurso, mas foi negado no último dia 4 de abril. Após o serviço de escoramento concluído, a Prefeitura de Natal,  por meio da  Procuradoria Geral do Município, deve pedir a liberação das vias.

Nenhum comentário: