sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ibope: No RN, Henrique Alves (PMDB) tem 40%, e Robison Faria (PSD), 28%


Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) aponta a liderança de Henrique Eduardo Alves (PMDB) na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte.
Segundo o levantamento encomendado pela emissora de televisão Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo no Estado), o presidente da Câmara dos Deputados obteve 40% das intenções de voto, enquanto o vice-governador Robinson Faria (PSD) registrou 28%.

Intenção de voto

GOVERNADOR RN

Henrique AlvesPMDB

40

Robinson FariaPSD

28

Robério PaulinoPSOL

2

Simone DutraPSTU

2

Araken Barbosa FariasPSL

1

Brancos e nulos

17

Indecisos

10

Avaliação

GOVERNADOR RN

Ótimo

2

Bom

4

Regular

22

Ruim

14

Péssimo

55

Não sabe ou não respondeu

3

Aprovação

80
Desaprova
13
Aprova
7
Não sabe*

Rejeição

GOVERNADOR RN

Henrique AlvesPMDB

29

Araken Barbosa FariasPSL

28

Robinson FariaPSD

26

Simone DutraPSTU

22

Outros

18

Todos

18

Indecisos

17
Os candidatos Simone Dutra (PSTU) e Robério Paulino (PSOL)  aparecem na pesquisa com 2% cada um. Araken Barbosa Farias (PSL) registrou 1%
Os votos brancos e os nulos somaram 17% e indecisos, 10%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento ouviu 812 pessoas, entre os dias 25 e 28 de agosto.
Segundo o Ibope, o nível de confiança é estimado em 95%, A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo RN-00016/2014.

Pesquisa anterior

Esta é a segunda pesquisa Ibope divulgada no Rio Grande do Norte para medir as intenções de voto da população ao governo do Estado e aos candidatos ao Senado Federal.
No primeiro levantamento, Henrique Eduardo Alves (PMDB) apareceu com 36% e Robinson Faria (PSD) com 21%. Simone Dutra (PSTU) obteve 2% e Robério Paulino (PSOL), 1%. Araken Barbosa Farias (PSL) não pontuou. Brancos e nulos somaram 27% e indecisos, 11%.

Rejeição

A pesquisa mediu a taxa de rejeição dos candidatos ao governo do Estado (em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum).
A maior rejeição é a do candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB) com 29%; em seguida vem Araken Farias (PSOL), com 28%; em terceiro lugar está Robinson Faria (PSD) com 26%, e em quarto está Simone Dutra (PSTU), com 22%.
O candidato Robério Paulino (PSOL) é o menos rejeitado, com 18%.
O levantamento apontou ainda que 18% dos entrevistados declararam que poderia votar em todos os candidatos, enquanto 17% não sabem ou não responderam em quem votariam.

Disputa pelo Senado

A disputa ao Senado Federal tem um empate técnico entre duas candidatas: a vice-prefeita de Natal, Wilma Faria (PSB), pontuou com 35% das intenções de voto, contra os 34% da deputada federal Fátima Bezerra (PT).
Roberto Ronconi (PTC) e Ana Célia (PSTU) registraram 2% das intenções de voto cada um, enquanto Porfessor Lailson (PSOL) marcou 1%.
Os votos nulos e brancos somaram 17% e os indecisos foram 9%.
Na pesquisa anterior, Wilma Faria (PSB) obteve 39% das intenções de voto; Fátima Bezerra (PT) marcou 29%. Roberto Ronconi (PTC) 3% e Ana Célia (PSTU), 2%. Votos brancos e nulos somaram 20% e indecisos, 8%.

Avaliação do atual governo

A pesquisa Ibope apontou ainda que 69% dos entrevistados não estão satisfeitos com a a administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). 55% dos entrevistados classificaram como "péssimo" e 14% "ruim". Já 22% apontaram como "regular". 4% avaliam o governo como "bom", 2% declararam como "ótimo". 3% não sabe/não respondeu.
O Ibope questionou ainda se o eleitor "aprova" ou "desaprova" a maneira de Ciarlini adminsitrar o Rio Grande do Norte. O levantamento apontou que 80% desaprovam, 13% aprovam, e 7% não responderam.
A atual governadora potiguar não concorre à reeleição em outubro. Sua candidatura foi vetada pelo partido Democratas em junho --em votação, a sigla decidiu abrir mão da candidatura própria para fortalecer a chapa proporcional e ampliar a aliança com outras legendas.
Rosalba obteve a pior avaliação entre os governadores do Brasil, segundo a pesquisa CNI/Ibope divulgada em dezembro de 2013.

Nenhum comentário: