segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Obras de acessos ao novo aeroporto permanecem paradas desde julho

Foto: Divulgação
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Carolina Souza
acw.souza@gmail.com

Várias obras, um Governo de braços cruzados diante da burocracia e o mesmo problema de sempre. A finalização dos acessos ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que contempla obras fundamentais para amenizar o problema de trânsito e modernizar o complexo viário em volta do terminal de passageiros, continua em xeque, sem data para ser concluída. Com os cronogramas de trabalhos atrasados, desde o mês de julho que não se vê máquinas e homens em campo.
Para que o complexo viário esteja completamente pronto, é necessária a finalização da duplicação do acesso Norte através da BR-406, sentido Natal – Ceará Mirim, até o anel viário da Via Metropolitana; dois viadutos, duas pontes e a implantação e pavimentação do acesso Sul, que fará a intersecção do aeroporto com Macaíba, na altura da BR-304.
Na manhã desta segunda-feira (25) o Jornal de Hoje percorreu os acessos e viu que muito serviço ainda precisa ser feito. A construção de um viaduto no anel viário da Via Metropolitana, que interligará as BRs 406 (sentido Ceará-Mirim), 304 (Macaíba) e a estadual RN – 160 (São Gonçalo do Amarante), foi interrompida pela metade, quando os pilares centrais do viaduto começaram a ser erguidos.
A equipe de reportagem deste vespertino procurou o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) para atualizar o estágio das obras, mas não conseguiu nenhuma informação a respeito do atual cenário. Através da assessoria de imprensa, o diretor do órgão, Demétrio Torres, disse que não tinha disponibilidade para repassar as informações, prática comum do auxiliar da governadora Rosalba Ciarlini desde o início da sua administração. Ainda segundo a assessoria, apenas Demétrio poderia responder aos questionamentos.
Para chegar ao novo aeroporto internacional do Rio Grande do Norte, o caminho mais indicado é pela BR-406. Com as obras da duplicação e do viaduto no local – que deveriam ficar prontas antes do início da Copa do Mundo – o motorista precisa dar uma volta no anel viário para entrar à esquerda na via. O acesso Norte está sinalizado e iluminado até a entrada do terminal.
Sobre a construção do acesso Sul, que tem 17 quilômetros de extensão, o DER não chegou a informar a previsão da conclusão. O acesso cortará duas fazendas até estancar em um braço de água do Rio Potengi. Nos quilômetros iniciais depois da rotatória do aeroporto, é possível ver que o terreno passou por terraplanagem. Entretanto, parte da estrada ainda esbarra na vegetação.

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