terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Secretaria Municipal de Cultura investiga achado arqueológico em escavações em bairro da Cidade de Cuité


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Secretaria Municipal de Cultura investiga achado arqueológico em escavações em bairro da Cidade de Cuité

A população de Cuité foi surpreendida na manhã de hoje (03), com a notícia de que o operário JOSENILDO RIBEIRO DA SILVA havia encontrado urnas funerárias em formato de potes de argila, contendo restos mortais (ossadas humanas), utensílios e adornos. O proprietário da obra comunicou o fato à Polícia que se dirigiu para o local para averiguação.

Diante disto, e logo que tomou conhecimento, a Equipe da Secretaria Municipal de Cultura, analisou as fotos em conjunto com alguns historiadores da cidade, e considerando que o nosso Município tem suas raízes originariamente indígenas, e ao comparar a aparência do material, atinaram para o fato de poder se tratar de um cemitério de índios.

A equipe comunicou o fato de imediato ao IPHAN-PB, e encaminhou o material fotográfico, e solicitou à Polícia a preservação do local. O Instituto por sua vez, sinalizou com uma necessidade de proceder a uma inspeção ao local em caráter de urgência.


Caso se confirme, o achado será de extrema importância para estudos sobre a nossa origem e a cultura dos nossos antepassados. 

Veja nas fotos abaixo:







FONTE: Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário: