sábado, 11 de maio de 2013

Tentativa de assassinato do Patriarca Bartolomeu


Notícia divulgada pela agência ANSA na data de hoje, informa que a polícia da Turquia desvendou hoje um plano para assassinar o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I. Notícias publicadas na imprensa turca informam que um homem teria sido preso e outros dois seguem foragidos. O assassinato estava planejado para acontecer no próximo dia 29 de maio, por ocasião da celebração do 560º aniversário da conquista turco-otomana de Constantinopla.

A conquista da capital bizantina, Constantinopla, pelo Império Otomano sob o comando do sultão Maomé II, ocorreu na terça-feira, 29 de maio de 1453. Isto marcou não apenas a destruição final do Império Romano do Oriente e a morte de Constantino XI, o último imperador bizantino, mas também a estratégica conquista crucial para o domínio otomano sobre o Mediterrâneo oriental e os Bálcãs. A cidade de Constantinopla permaneceu capital do Império Otomano até a dissolução do império em 1922, e foi oficialmente renomeada Istambul pela República da Turquia em 1930.

O plano teria sido descoberto graças a uma carta anônima enviada ao procurador-chefe de Istambul. Segunda informa a agência de Notícias, é a segunda vez em cinco anos que a polícia turca desvenda um complô para assassinar o patriarca de Constantinopla, líder espiritual de cerca de 300 milhões de cristãos ortodoxos em todo mundo. O plano teria sido descoberto graças a uma carta anônima enviada ao procurador-chefe de Istambul.



Fonte: Ecclesia - AOG

Nenhum comentário: