terça-feira, 9 de julho de 2013

VANDALISMO EM CORONEL EZEQUIEL. CAPRIFEIRA É TROCADA POR EVENTO QUE NÃO PROMOVE NEM ESTIMULA AGRICULTURA FAMILIAR.


-->
O  maior evento  da Região Trairí, que foi reconhecido em 2012 como o segundo maior do RN perdendo apenas para a festa do boi de Parnamirim, foi vitima de vandalismo, sendo trocado por um outro evento que não incentiva nem estimula a Agricultura Familiar.

 A CAPRIFEIRA DE CORONEL EZEQUIEL como ficou conhecida, é um evento que tem o objetivo de: Estimular, organizar e promover a Agricultura Familiar na Região Trairí. Este evento em 2012 foi noticia no programa Globo Rural da Rede Globo em rede Nacional, noticiado nas principais revistas e sites do Brasil com especialidade no seguimento, mobilizou vários estados da Região Nordeste trazendo os maiores e melhores criadores, organizou,  incentivou e estimulou a atividade na Região Trairí, potencializou o artesanato local, regional e estadual e fez com que o trabalhador rural tivesse um espaço em que ele se sentisse a vontade.
O secretário de Agricultura de Coronel Ezequiel,  usou todos os meios tentando  fazer um evento de um nível aproximado do que aconteceu em 2012, mas foi impedido, por questões políticas e falta de apoio do gestor atual.
É uma pena que isto tenha acontecido, pois quem perdeu foi o município e principalmente o Agricultor Familiar da Região. Lembrando que o ano passado o município disponibilizou 45 baias para criadores locais e regionais todas foram preenchidas, 40 baias foram disponibilizadas pela ANCOC para os criadores com animais de elite, totalizando 85 baias ocupadas. Ainda foram disponibilizados 25 estandes para os artesãos local, regional e estadual, todas  foram ocupadas e os melhores artesões do RN estiveram presentes.
Neste ano de 2013 teve um total de 53 baias, apenas 4 criadores do município marcaram presença,  14 baias permaneceram vazias. Isto é um descaso e falta de compromisso com o agricultor local.







Nenhum comentário: