Dilma Rousseff inaugura Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/G1)
"Este estádio é tão bonito quanto Natal. A Arena das Dunas vai
contribuir para aumentar o potencial turístico de Natal". As palavras
são da presidente Dilma Rousseff durante a inauguração do novo estádio
da capital potiguar para a Copa do Mundo nesta quarta-feira (22). A
chefe do Executivo Federal colocou o estádio como parte do legado do
Mundial, citando ainda as obras de mobilidade urbana e de drenagem que
acontecem na cidade.
saiba mais
"Ele é importantíssimo porque vai ter jogos de futebol, principalmente
de ABC e América, mas também vai poder receber convenções, reuniões e
encontros", acrescenta a presidente, que exaltou os empregos gerados na
construção, incluindo operários que são apenados do sistema carcerário
potiguar. "Além de tudo, saiu 3% abaixo do preço orçado", disse Rousseff
sobre o estádio que custou R$ 423 milhões.Quando o assunto foi futebol, a presidente lembrou jogadores brasileiros que marcaram época na seleção brasileira nas Copas do Mundo. A paixão do brasileiro pelo esporte, além de nomes de atletas e treinadores foram citados por Dilma, que mais uma vez intitulou o Mundial de 2014 como a 'Copa das Copas'.
"Esse é o país do futebol. Fomos a todas as Copas, tivemos sempre uma relação muito forte e somos apaixonados por futebol. O nosso povo vai saber receber muito bem os visitantes. Temos muito o que apresentar em termos de desenvolvimento, de turismo, entre outras coisas. Somos o país do Pelé, do Cafu, do Bebeto, do Neymar e de tantos outros craques. Temos um treinador campeão como o Felipão. Outro também campeão como Parreira. Tenho certeza que essa será a Copa das Copas", disse a presidente.
A presidente Dilma dá o pontapé inicial na
inauguração do estádio (Foto: Augusto Gomes/G1)
Inauguraçãoinauguração do estádio (Foto: Augusto Gomes/G1)
Com pontapé simbólico, a presidente inaugurou a Arena das Dunas. A bola foi entregue por dois operários que trabalharam nas obras. Um deles usava uma camisa da seleção brasileira por baixo do macacão e pediu um autógrafo de Dilma Rousseff. Após dar o primeiro chute no campo de jogo, a presidente foi até a lateral do campo para tirar uma fotografia com um grupo de trabalhadores. Este foi o 7º estádio inaugurado dos 12 que sediarão jogos da Copa no país. Maracanã (RJ), Mané Garrincha (DF), Mineirão (MG), Arena Fonte Nova (BA), Arena Pernambuco (PE) e Arena Castelão (CE) já foram entregues.
A cerimônia de inauguração aconteceu no início da noite, em meio a um manifesto realizado no entorno do estádio. Centenas de pessoas protestaram contra os gastos da Copa do Mundo e contra as administrações dos governos federal e estadual. Durante a manifestação, a BR-101 foi interditada, um policial militar levou uma pedrada na cabeça e vans da comitiva da presidente foram pichados e apedrejados.
Além da presidente e da governadora Rosalba Ciarlini, participaram da inauguração o secretário geral da Fifa, Jêrome Valcke, e os ex-jogadores Cafu e Bebeto, campeões do mundo pela seleção brasileira em edições passadas da Copa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário