quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

'Arena aumentará potencial turístico', diz Dilma sobre novo estádio de Natal



Dilma Rousseff inaugura Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/G1)Dilma Rousseff inaugura Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/G1)
"Este estádio é tão bonito quanto Natal. A Arena das Dunas vai contribuir para aumentar o potencial turístico de Natal". As palavras são da presidente Dilma Rousseff durante a inauguração do novo estádio da capital potiguar para a Copa do Mundo nesta quarta-feira (22). A chefe do Executivo Federal colocou o estádio como parte do legado do Mundial, citando ainda as obras de mobilidade urbana e de drenagem que acontecem na cidade.
saiba mais
"Ele é importantíssimo porque vai ter jogos de futebol, principalmente de ABC e América, mas também vai poder receber convenções, reuniões e encontros", acrescenta a presidente, que  exaltou os empregos gerados na construção, incluindo operários que são apenados do sistema carcerário potiguar. "Além de tudo, saiu 3% abaixo do preço orçado", disse Rousseff sobre o estádio que custou R$ 423 milhões.

Quando o assunto foi futebol, a presidente lembrou jogadores brasileiros que marcaram época na seleção brasileira nas Copas do Mundo. A paixão do brasileiro pelo esporte, além de nomes de atletas e treinadores foram citados por Dilma, que mais uma vez intitulou o Mundial de 2014 como a 'Copa das Copas'.

"Esse é o país do futebol. Fomos a todas as Copas, tivemos sempre uma relação muito forte e somos apaixonados por futebol. O nosso povo vai saber receber muito bem os visitantes. Temos muito o que apresentar em termos de desenvolvimento, de turismo, entre outras coisas. Somos o país do Pelé, do Cafu, do Bebeto, do Neymar e de tantos outros craques. Temos um treinador campeão como o Felipão. Outro também campeão como Parreira. Tenho certeza que essa será a Copa das Copas", disse a presidente.
A presidente Dilma Rousseff dá 'chute inicial' na inaguração da Arena Dunas, em Natal (Foto: Augusto Gomes/G1)A presidente Dilma dá o pontapé inicial na
inauguração do estádio (Foto: Augusto Gomes/G1)
Inauguração

Com pontapé simbólico, a presidente inaugurou a Arena das Dunas. A bola foi entregue por dois operários que trabalharam nas obras. Um deles usava uma camisa da seleção brasileira por baixo do macacão e pediu um autógrafo de Dilma Rousseff. Após dar o primeiro chute no campo de jogo, a presidente foi até a lateral do campo para tirar uma fotografia com um grupo de trabalhadores. Este foi o 7º estádio inaugurado dos 12 que sediarão jogos da Copa no país. Maracanã (RJ), Mané Garrincha (DF), Mineirão (MG), Arena Fonte Nova (BA), Arena Pernambuco (PE) e Arena Castelão (CE) já foram entregues.

A cerimônia de inauguração aconteceu no início da noite, em meio a um manifesto realizado no entorno do estádio. Centenas de pessoas protestaram contra os gastos da Copa do Mundo e contra as administrações dos governos federal e estadual. Durante a manifestação, a BR-101 foi interditada, um policial militar levou uma pedrada na cabeça e vans da comitiva da presidente foram pichados e apedrejados.

Além da presidente e da governadora Rosalba Ciarlini, participaram da inauguração o secretário geral da Fifa, Jêrome Valcke, e os ex-jogadores Cafu e Bebeto, campeões do mundo pela seleção brasileira em edições passadas da Copa.

Nenhum comentário: