As duas pistas da avenida Omar O’Grady – prolongamento da Prudente de Morais – estão liberadas para tráfego de veículos. Entretanto, a via segue sem sinalização. O diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Demétrio Torres, declarou que houve um atraso na entrega de materiais para que a empresa responsável fizesse o serviço. Dessa forma, não há um prazo para que o trabalho seja executado.
Fernando MachadoAvenida está com as duas pistas liberadas, embora ainda não tenha sinalização e iluminação
A iluminação da via também não foi implantada, o que aumenta o risco de acidentes e a insegurança no trajeto entre a avenida dos Xavantes e o entrocamento com a BR-101, já em Parnamirim. Não há qualquer poste de luz no percurso. O titular do DER informou que, inicialmente, esse ponto não fazia parte do projeto, pois o serviço cabe aos municípios. “Como a obra atinge Natal e Parnamirim, o Estado assumiu a responsabilidade. Neste mês passado fizemos um novo projeto e até o final de julho queremos licitar”, disse Torres.
Além da sinalização e da iluminação, um pequeno trecho no final da via, sentido Cidade Satélite/BR-101, também não foi concluído. O diretor do DER apontou que, neste caso, o imbróglio foi a necessidade de desapropriação de um terreno, já resolvido entre as partes, que deve ser feita ainda este mês.
Já o acesso à BR-101 – ligação entre as avenidas Rio Jordão e Rio São Francisco - ficará a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), pois as vias estão incluídas no projeto de obras para as marginais da BR e viadutos da Maria Lacerda, Abel Cabral e Emaús.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE realizou o percurso na manhã dessa quinta-feira (3) e constatou, além dessas dificuldades, outros serviços inacabados, como a inexistência de canteiro central em todo a extensão da avenida. Também não há como controlar a velocidade dos motoristas que por ali trafegam, o que aumenta a violência em caso de acidentes. À noite, os condutores dirigem em completa escuridão.
A Omar O’Grady possui 4,2 km de extensão e é o principal desvio no deslocamento Natal-Parnamirim para os moradores do conjunto Cidade Satélite, no Pitimbu, e do Parque Industrial, em Parnamirim. A obra do prolongamento foi iniciada em 2007 e tinha custo inicial de R$ 27,7 milhões, dos quais R$ 10,6 milhões eram do Governo Federal e R$ 17,1 milhões do Governo Estadual. Porém, devido às adequações e acréscimos à obra, passou a custar cerca de R$ 60 milhões.
Números
4,2 quilômetros é a extensão da avenida Omar O’Grady, que teve projeto iniciado em 2007.
R$ 60 milhões foi o valor final da construção, após adequações e acréscimos à obra.
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