terça-feira, 16 de outubro de 2012

Nossa Senhora do Amparo


 A  iconografia é muito variada em cada região encontramos ícones ou vultos de nossos santos nos mais variados estilos.
  Não é diferente com a nossa padroeira , a imagem de Nossa Senhora do Amparo aqui de Coronel Ezequiel  é única no RN , sendo Coronel Ezequiel a única paróquia do estado a ter esse título de maria  como nosso amparo.
  A nossa imagem é feita de madeira,  tem aproximadamente 65cm de altura ,é policromada com folhas de ouro , algo que não é possível ver por ter sido pintada varias vezes  encobrindo a pintura original ,ela segura nos braços  o menino Jesus, e na outra estar como se segurasse algo, tem os cabelos colados aos ombros em forma de cachos uma perna levemente dobrada e roupagem bastantes almofadas , a imagem estar em cima de um pedestal bastante simples.

  Tem em sua cabeça uma coroa de fabricação artesanal . Conta a tradição que a coroa da nossa padroeira era de ouro , também conta os mais velhos que a imagem de Nossa Senhora do Amparo continha em seu vulto brincos de ouro e trancinlim de ouro , algo que não podemos afirmar pois não se sabe onde foram parar essas jóias.
  Só podemos dizer que realmente  ainda é possível ver os furos nas orelhas da imagem, com o passar do tempo foram encorporando alguns adereços a imagem como por exemplo a túnica que  usa no menino Jesus , roupa essa que alguns confunde com um vestido.
  Aproximadamente 10 anos observou-se que a imagem não é uma imagem que continha  naturalmente um manto sobre ela , e criou- se o costume de vestir  a santa com um manto, que é feito todo ano para vesti-la na festa da padroeira.
Fonte:Paróquia Nossa Srª do Amparo

Nenhum comentário: