sábado, 2 de novembro de 2013

Base de Natal recebe aeronave militar que está entre as maiores do mundo


O C-5 Galaxy pousou na Base Aérea de Natal na manhã desta quinta-feira (Foto: Enilton Kirchhof)O C-5 Galaxy pousou na Base Aérea de Natal na manhã desta quinta-feira (Foto: Enilton Kirchhof)
A Base Aérea de Natal recebeu nesta quinta-feira (31) uma das maiores aeronaves de transporte militar do mundo. De propriedade da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), o C-5 Galaxy tem 75,13 metros de comprimento, o que supera a distância de 19 carros Volkswagen Gol enfileirados. A aeronave veio de Washington e pousou às 8h40 na capital potiguar, onde participa do Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), que começa no dia 4 de novembro.
A aeronave chegou a Natal com uma comitiva de 55 militares dos Estados Unidos (Foto: Enilton Kirchhof)A aeronave chegou a Natal com uma comitiva de 55
militares os Estados Unidos (Foto: Enilton Kirchhof)
O C-5 Galaxy chegou a Natal com 54 toneladas de carga em 22 pallets, além de uma comitiva de 55 militares. Com quatro turbinas, a aeronave pode decolar com um peso máximo de 348,8 toneladas. Outro destaque fica por conta das de carga, localizadas na parte dianteira e traseira, que permitem acesso ao compartimento de 37 metros de comprimento, maior que duas quadras de vôlei. Ali podem ser levadas até 122 toneladas de carga.

Já na noite desta quarta-feira (30) quem pousou em Natal foi um avião Shaanxi Y-8, da Aviación Militar Bolivariana, nome oficial da força aérea da Venezuela. O país é o único de toda a América a utilizar o modelo, fabricado na China. A aeronave é capaz de transportar até 20 toneladas de carga e trouxe para a capital potiguar mais de 5000 quilos em equipamentos.
Fabricado na China e utilizado na Venezuela, Y-8 chegou na quarta a Natal (Foto: Enilton Kirchhof)Fabricado na China e utilizado na Venezuela, Y-8 chegou na quarta a Natal (Foto: Paulo Rezende)

Nenhum comentário: