sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Governadora entrega novos equipamentos e viaturas durante comemoração de 96 anos do Corpo de Bombeiros

Em solenidade alusiva aos 96 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte realizada na tarde desta sexta-feira (27), a Governadora Rosalba Ciarlini entregou equipamentos e viaturas para o reforço do serviço operacional da instituição. Durante a solenidade também foi inaugurado o novo prédio do Comando Geral da Corporação e a ampliação do Centro de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (Cegedc), que passa a atuar de forma integrada com a Central de Regulação do Samu RN 192.
A Governadora Rosalba Ciarlini parabenizou o Corpo de Bombeiros pela importante missão e pelo trabalho que vem sendo realizado no Estado e aproveitou para anunciar a realização de concurso público para ampliação do efetivo de praças e oficiais, além da seleção interna para promoção de soldados, cabos e sargentos. “Temos atualmente a necessidade de 408 novos bombeiros e o concurso irá acontecer sim, provavelmente neste primeiro trimestre de 2014. Porém, vamos fazê-lo de forma responsável e no primeiro ano iremos preparar 120 bombeiros”, pontuou a chefe do Executivo Estadual.
Na ocasião, foram entregues ao Corpo de Bombeiros 1764 materiais e equipamentos, uma viatura de salvamento e resgate, um microônibus com capacidade para 32 pessoas e três viaturas para combate a incêndios florestais.
De acordo com o comandante geral da instituição, coronel Elizeu Dantas, a comemoração de 96 anos representa a consolidação do Corpo de Bombeiros na sociedade a qual serve. “Apesar das dificuldades, é muito importante para a população o fortalecimento do nosso efetivo. Neste sentido, começamos o ano com uma boa notícia porque o concurso para preenchimento de vagas já está confirmado”, afirma.
O Corpo de Bombeiros Militar do RN foi criado na segunda década do século XX, através da Lei nº 424, de 29 de novembro de 1917, o órgão pertencia na época do seu surgimento ao Esquadrão de Cavalaria, responsável pelo policiamento noturno das ruas da capital.
SAMU RN
Durante a solenidade também foram entregues novos equipamentos e veículos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao todo, o Samu RN recebeu dez novas ambulâncias para o projeto de regionalização do órgão, cinco segways (equipamentos de transporte individual) para ações de socorro em grandes eventos, dois caminhões baús para transporte de equipamentos e uma pickup L200 Triton, destinada a salvamento nas dunas, em reforço à Operação Verão, que iniciou dia 21 de dezembro e segue até 6 de março de 2014. 
A equipe do SAMU também passará a contar com 16 bonecos para a prática de atendimentos pré-hospitalares, além de dez coletes air bag de proteção para os socorristas que conduzem as motolâncias. O acessório protege braços, tórax e toda a coluna cervical, lombar e torácica. O Samu RN é o único do país a possuir estes coletes e os segways. Os materiais, equipamentos e viaturas entregues durante a solenidade foram adquiridos por meio de convênio entre o Governo do Estado, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Idema e Ministério da Saúde.
         O secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, ressaltou a importância da integração entre o Corpo de Bombeiros e o Samu RN 192. “Nós temos encontrado no Corpo de Bombeiros verdadeiros irmãos, pois com esta integração, um órgão tem completado o outro. No que um demonstra fragilidade, o outro demonstra excelência e, assim, o RN demonstra mais uma vez o seu pioneirismo. Agradeço ao coronel Dantas pela forma parceira com que tem se colocado e à governadora Rosalba Ciarlini por priorizar a saúde e levar o serviço do Samu para o interior do Estado”, afirmou.
Também prestigiaram a solenidade os secretários de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha; da Educação, Betânia Ramalho; do Esporte, Joacy Bastos; da Comunicação, Paulo Araújo; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo; e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.

Nenhum comentário: