domingo, 15 de junho de 2014

Após mais de 50 horas, chuvas dão trégua em Natal

tirolAs chuvas que começaram a cair em Natal na sexta-feira (13) deram uma trégua por volta das 11h30 deste domingo (15). De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), em 48 horas choveu 285 mm na capital potiguar. A média histórica de chuvas no mês de junho em Natal, ainda segundo a Emparn, é de 284 mm. “Choveu nestes dois dias o equivalente a média histórica de todo o mês de junho”, afirmou o meteorologista Gilmar Bristot.
Ainda segundo o meteorologista da Emparn, o sol só deve aparecer mesmo na tarde da segunda-feira (16). E, mesmo assim, ele não arrisca dizer que a partida entre Gana e EUA, que acontece a partir das 19h, terá um céu estrelado. As duas seleções fazem o segundo jogo que a Arena das Dunas recebe nesta primeira fase da Copa do Mundo. Quando o México venceu Camarões por 1 a 0, na tarde da sexta-feira (13), já chovia em Natal e as nuvens não deram trégua um minuto sequer.
As chuvas causaram estragos e alagamentos em vários pontos da cidade. O ponto mais crítico, segundo a Secretaria Municipal da Defesa Civil, está em Mãe Luíza, na zona Leste da cidade. Na rua Guanabara, uma das mais movimentadas do bairro, pelo menos quatro casas correm risco de desmoronar em razão de uma cratera que se abriu no meio da pista. Parte do asfalto cedeu e deslizou barranco abaixo, levando também as calçadas das residências, pedras e muita terra para a Via Costeira, principal acesso à rede hoteleira.
Durante a noite do sábado, o Corpo de Bombeiros informou que moradores de cerca de 50 casas nas proximidades da própria rua Guanabara e também da Atalaia, tiveram que ser realojados no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da cidade. Além destas residências, dois edifícios foram evacuados. Os prédios ficam ao lado de uma escadaria que também foi atingida e ruiu com o deslizamento.
Moradores de todas as regiões da capital sofreram com alagamentos. Em Lagoa Nova, na zona Sul, moradores das proximidades da avenida Capitão-mor Gouveia com a rua Mandacaru tiveram as casas invadidas pela água. O tabelião Acácio Costa mora na região e conta que já é a segunda vez que tem a residência alagada. “Pelo menos seis casas aqui estão sofrendo com os alagamentos. A água está danificando móveis e outros objetos”, relatou.
G1/RN.

Nenhum comentário: