terça-feira, 17 de junho de 2014

VIPS e inalcançáveis

Renata Moura
Repórter

"É tudo fechado. Só quem tem pulseira ou o crachá número 9 pode entrar". É o que ouve quem tenta driblar a "barreira" de recepcionistas, seguranças e voluntários que controla o acesso às áreas VIP e de camarotes da Arena das Dunas, na Copa do Mundo. Em uma área ainda mais restrita, para os "very, very, vips", como chamou um voluntário da Fifa, estavam ontem os vice-presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e de Gana, Kwesi Amissah-Arthur. Jornalistas que paravam na porta de entrada eram convidados a se retirar.

Policiais federais e agentes do FBI monitoravam cada passo. "É tudo muito rápido. Não dá para ver nada", disse uma voluntária. Servidoras da vigilância sanitária que  inspecionaram o buffet no local - "só comida fina, tipo, camarão", observaram - esperavam na porta por algum famoso.  "Mas é muito difícil. Estivemos lá dentro e vimos que era tudo trancado", disse uma delas. "Mas com a comida estava tudo certo", assegurou.
Divulgação/AssecomRosalba Ciarlini recepcionou o vice-presidente Joe BidenRosalba Ciarlini recepcionou o vice-presidente Joe Biden

O vice-presidente de Gana foi um dos primeiros a deixar o estádio.  Homens a pé e dentro de carros, diante do tapete vermelho,  observavam a saída. Fotografias e filmagens não eram bem vindas.

Torcedores e voluntários que estavam na arquibancada caçavam com os olhos possíveis celebridades, nos camarotes: "Quero ver a Katy Perry", disse um dos voluntários que orientam os torcedores na Arena, pedindo para não se identificar. Se referia à cantora norte-americana. "Disseram que o Leonardo Di Caprio e a Gisele (Bündchen) também vieram, mas não vi", assegurou. "Esse pessoal fica no 1º e no 2º pisos, mas não dá para ver daqui. Nem dá para entrar lá", emendou outra voluntária.

O acesso também é difícil às áreas de camarotes. É preciso ter pulseira, o crachá certo ou sorte para poder entrar. Dentro do lounge, o ingresso dá direito à comida e bebida além da cadeira para ver o jogo. A área é vizinha às alas VIPs, cada uma com capacidade para 20 pessoas. Em uma delas, garantiu um recepcionista, esteve o presidente do México, Enrique Peña Nieto, na sexta-feira (13).

6 mil agentes de segurança foram mobilizados ontem para trabalhar durante o jogo na Arena das Dunas
1 minuto foi o tempo levado pelo jogador Dempsey para marcar o quinto gol mais rápido da história das Copas

Nenhum comentário: