terça-feira, 2 de abril de 2013

Viçosa A Menor Cidade do RN

Viçosa é o município menos populoso do estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião de Pau dos Ferros. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2012, sua população é de 1 633 habitantes. Área territorial de 38 km².


 HISTÓRIA DACIDADE
Nos idos de 1841, teve início a colonização de uma região, situada às margens do riacho Forquilha, mais precisamente numa fazenda de criação de gado. Porém, só no início do século XX é que o povoamento de Viçosa começou a firmar-se. As terras próximas do Serrote da Forquilha foram ocupadas com a chegada de famílias de agricultores que vinham de diversas partes da Região Oeste.
O crescimento de Viçosa aconteceu de forma muito lenta, através da atividade econômica agrícola.
Sua autonomia política deu-se no dia 28 de Dezembro de 1963, por força da Lei nº 3.045, desmembrando-se de Portalegre e tornando-se um novo município potiguar.
Significado do Nome


Segundo historiadores, o nome Viçosa teria sido dado pelo português Miguel Caldas Caldeira de Pina Castelo Branco, que ao subir a serra ficou maravilhado com a beleza do vale e falou: “Outra Viçosa”, isto por já existir em Portugal a vila Viçosa, antiga residência dos Duques de Bragança.
Aniversário da Cidade

28 de DSezembro.


Nenhum comentário: