domingo, 23 de junho de 2013

Palcos que vão receber o Papa na Jornada começam a ser montados

Faltando pouco mais de um mês para oRio de Janeiro receber o Papa Francisco, os palcos onde serão celebradas as cerimônias começam a ganhar forma. Como mostrou o RJTV nesta segunda-feira (17), as estruturas metálicas que chegaram à Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, são parte do suporte do palco que será erguido para a primeira missa da Jornada.
Copacabana (Foto: G1)Projeto do palco que está sendo montado na Praia de Copacabana (Foto: G1)
A missa de abertura será celebrada pelo arcebispo do Rio, dom João Orani João Tempesta, no dia 23 de julho. Já no dia 25 de julho, no mesmo local, o pontífice vai ser recepcionado por jovens católicos do mundo todo na
Cerimônia de Acolhida
Segundo o cenógrafo Abel Gomes, o Papa vai estar a oito metros do chão. Por mais de um quilometro, os fiéis vão poder ver o Papa com bastante tranquilidade. Ele conta que a inspiração foi o contorno irregular das montanhas do Rio de Janeiro. “Nem que seja um pontinho do papa, mas por mais alta que seja a pessoa que estiver à frente, o peregrino vai poder ver o o papa. Nós teremos 13 palcos espalhados pela orla de Copacabana. A última estação será no palco onde o Santo Padre estará e acompanhará toda a Via Sacra.”O palco de Copacabana, com 4mil m², 70m de largura, 60m de profundidade e 30m de altura, tem capacidade para receber até mil pessoas. Ele foi planejado de forma que o Papa Francisco esteja sempre no ponto mais alto, garantindo a boa visibilidade para os participantes.
São quatro plataformas circulares de alturas diversas e uma escadaria. Uma rampa de acesso permite a entrada de papamóvel do Sumo Pontífice. Atrás, terá um grande telão de 15m de altura e 61m de largura.
Na próxima semana, o canteiro central da Avenida Atlântica vai começar a receber as primeiras estruturas para a montagem das estações da Via-Crúcis. Além do palco principal, mais 13 palcos, cada um com 100 m², serão montados, numa distância de 50 metros de cada um. Elas simbolizam o caminho de sofrimento percorrido por Cristo desde a condenação até a morte na cruz. A encenação acontece no dia 26 de julho.
Guaratiba (Foto: G1)Projeção do palco de Guaratiba (Foto: G1)
Guaratiba
Em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, o trabalho dos funcionários já é intenso. Eles estão erguendo o palco no Campus Fidei, um terreno de um 1,3 milhão m².
Já o palco central, onde serão presididas pelo Papa a Vigília de Oração e a Missa de Envio, tem 3mil m².
O espaço foi dividido em lotes. cada um terá, pelo menos, uma ilha de serviço, com venda de bebidas e comidas, além de torres de vigilância, banheiros químicos e bebedouros.
Na área, os jovens vão participar de uma vigília e participar da missa celebrada pelo Papa, no encerramento da Jornada.
O projeto, inspirado nas catedrais góticas, tem um altar que lembra mais postas em oração e uma cruz de ferro com 33 metros de altura, a mesma idade de Cristo quando morreu.
"A catedral gótica é um símbolo do renascimento da Igreja Católica. E ela também representa muito o movimento jovem. E retratar esse movimento da igreja é importante porque é um elemento plástico e simbólico", afirmou o arquiteto João Uchôa.
Cruz
A estrutura conta com uma grande cruz de ferro revestida de dourado de 33m de altura, que faz referência à idade de Cristo.  Duas torres frontais de 14m formam a imagem de duas mãos postas em oração. Atrás da estrutura, foram dispostas 360 torres brancas em forma de ciclorama que remete a imagem de um grande órgão, semelhante aos que eram tocados nas antigas igrejas.
Abaixo do palco, que tem capacidade para 750 pessoas, fica as sacristias do Papa e do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta,  e os camarins dos artistas e autoridades convidadas.
As estruturas serão finalizadas na primeira quinzena de julho.
  •  
Imagem mostra evolução da montagem do palco em Guaratiba (Foto: Duda Magalhães e G1)

Nenhum comentário: