sábado, 6 de julho de 2013

Nelson Mandela está em estado vegetativo permanente

nn
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está em um “estado vegetativo permanente”, e sua família pensou na possibilidade de desconectar a máquina que o mantém vivo, segundo documento judicial de 26 de junho divulgado na quinta-feira (4).
“Ele está em um estado vegetativo permanente e respira por aparelhos. A expectativa de uma morte iminente está baseada em motivos reais e graves”, escreveram quinze membros da família, incluindo sua esposa Graça Machel e sua filha mais velha Makaziwe, na queixa apresentada contra Mandla, o neto de Mandela que exumou os restos mortais de três filhos do herói da luta contra o apartheid.
“O estado de saúde de Nelson Mandela se agravou e os médicos aconselharam a família Mandela a desligar os aparelhos que o mantêm vivo artificialmente. Para não prolongar o seu sofrimento, a família Mandela considera esta opção como altamente provável”, de acordo com o documento. A queixa, que termina com a frase “eles esperam enterrar seu pai e avô”, foi apresentada ao tribunal na quinta-feira, 27 de junho, um dia antes do início da audiência.
A presidência sul-africana anunciou, na noite de 26 de junho, que o presidente Jacob Zuma havia cancelado uma viagem a Moçambique, levantando temores de que o pior poderia acontecer com o paciente.

Nenhum comentário: