quinta-feira, 4 de julho de 2013

Parte de uma das estruturas de ferro que representa a figura dos três Reis Magos, armadas no entorno do complexo viário de Igapó, na zona Norte de Natal, desmoronou na manhã desta quinta-feira

Estrutura de ferro de um dos Reis Magos caiu sobre a avenida Tomaz Landim (Foto: Wallace Araújo)Estrutura de ferro de um dos Reis Magos caiu sobre a avenida João Medeiros Filho (Foto: Wallace Araújo)
Parte de uma das estruturas de ferro que representa a figura dos três Reis Magos, armadas no entorno do complexo viário de Igapó, na zona Norte de Natal, desmoronou na manhã desta quinta-feira (4) sobre uma das pistas da avenida João Medeiros Filho, nas proximidades do túnel que passa sob a avenida Tomaz Landim, uma das mais movimentadas da região. Apesar do susto, ninguém se feriu e nenhum veículo foi danificado, segundo informou a assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal, responsável pelo tráfego da área.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que a armação cedeu porque as chuvas que caíram na capital potiguar nos últimos dias deixaram a terra mais fofa, fragilizando a base que sustenta o peso da estrutura. Cada peça dos três Reis Magos, ainda de acordo com a Semsur, mede pouco mais de três metros de altura e pesa cerca de 200 quilos. A assessoria informou ainda que a estrutura já foi retirada do local e que será recolocada assim que as chuvas cessarem.
As estruturas metálicas são fixas e cada armação representa um dos três Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar), figuras que, segundo o evangelho de Mateus, visitaram a manjedoura de Jesus logo após o seu nascimento, levado presentes.
Na capital potiguar, os Reis Magos recebem um atenção especial. Em 6 de janeiro de 1598 foi inaugurada a Fortaleza dos Santos Reis (hoje chamada Fortaleza dos Reis Magos), cujo nome faz referência ao Dia de Reis, quando se encerra o ciclo natalino. Quase dois anos depois, a uma légua da edificação, nasceu a cidade, a qual teve os limites demarcados em 25 de dezembro de 1599. "A relação da cidade com o ciclo natalino termina justamente no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, em alusão à data em que a fortaleza foi inaugurada. Inclusive, este dia é feriado municipal em Natal. Os historiadores dizem que aproveitaram a missa de Natal, celebrada em 25 de dezembro, para fundar a cidade. Mas, não há provas documentais sobre a razão da escolha da data", afirma o professor de história Luis Eduardo Suassuna, mais conhecido na cidade como professor Coquinho.
Além dos três Reis Magos que ficam no complexo viário de Igapó, outras três estruturas, bem maiores, estão posicionadas às margens da BR-101, no entorno do chamado viaduto de Ponta Negra, na entrada da cidade. Nos dois locais, os pórticos são acesos com lâmpadas de neón todas as noites, ao longo de todo o ano.

Nenhum comentário: