terça-feira, 27 de agosto de 2013

Papa tem esperança de Dilma conceder refúgio à jovens perseguidos por ser católicos

O jornal El Paìs destaca nesta segunda-feira (26/08) uma reportagem sobre jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, e que estão pedindo refúgio ao governo brasileiro. A matéria, assinada por Juan Arias, destaca que um evento inesperado ocorreu na JMJ, pelo fato de, pelo menos 50 jovens, buscarem refúgio no Brasil, como foi confirmado pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Segundo Arias, os jovens solicitantes são de países devastados pela guerra, “onde os cristãos são perseguidos e mortos”, explica. O texto afirma ainda que os refugiados tomaram a JMJ para obter um visto de saída de seus países, com a pretensão de assistir o Papa Francisco no Brasil.
Após citar depoimentos de jovens para veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros, Arias destaca a colocação do representante da ACNUR no Brasil, Andres Ramirez, quando ele questiona que a juventude pede abrigo por questões religiosas e não políticas, sendo este um novo desafio para a diplomacia e os tribunais brasileiros, que não reconhecem o estatuto de refugiado por motivos religiosos.
Segundo Arias, fontes religiosas do Rio de Janeiro, consultadas pelo El Paìs, comentam que há a esperança do Papa Francisco em intervir ao governo da presidente Dilma Rousseff, no sentido de conceder o estatuto do refugiado aos jovens de países em que o Cristianismo é alvo de perseguição e onde a vida dessa juventude pode estar em risco.

Nenhum comentário: