quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Júlia Arruda visita Arena das Dunas e cobra preservação da memória do Machadão



Preservar a memória de uma cidade é fundamental para a formação de sua identidade cultural. É por esta razão que a vereadora Júlia Arruda (PSB) cobrou, durante sessão na Câmara Municipal, a construção de um Memorial do Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o Machadão, dentro da Arena das Dunas. A obra está prevista em uma Emenda vinculada à cessão do terreno ao Governo do Estado. 

O apelo será levado ao Governo e à construtora OAS durante visita ao canteiro de obras na manhã desta sexta-feira (08), a partir das 9h, quando uma comitiva de vereadores irá ao local.
A ideia é evidenciar a importância do estádio, inaugurado em 1972 e demolido em 2011 para dar lugar ao moderno projeto da Arena, que vai sediar jogos da Copa 2014.
Além disso, a vereadora Júlia proporá a restauração do “Monumento ao Atleta”, escultura em metal que ficava na área externa do Estádio Machadão. De autoria do artista plástico Manxa, a obra foi removida pela Secretaria Municipal de Esportes, a pedido do Crea (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura Agronomia), em 2001 por falta de manutenção, coberta de ferrugem.
Manxa



Natural de São Vicente, Ziltamir Soares, conhecido como Manxa, faleceu aos 63 anos em março de 2012. Ele também é autor de outros importantes monumentos, como os Três Reis Magos na entrada de Natal, os painéis no prédio da Reitoria e na capela do Campus da UFRN e os entalhes na agência centro do Banco do Brasil em Natal, além de Santana na entrada da Ilha em Caicó e os Mártires de Uruaçu e Cunhaú, em São Gonçalo do Amarante.
O apelido veio da infância, quando se autodenominou “Manxa” por causa de um sinal de nascença na parte de trás da cabeça, onde se destacava uma mecha de cabelos brancos.
O artista manteve ateliê em Natal, tendo morado também no Rio de Janeiro e em Recife por alguns anos. Chegou a dar aulas como professor convidado nos Estados Unidos.


Nenhum comentário: